BARBEIRO (Triatoma infestans)

Características: são percevejos hematófagos de grande importância em saúde pública por serem transmissores da doença de Chagas.

Habitat: algumas espécies estão bem adaptadas ao ambiente domiciliar humano sendo responsáveis por muitos casos de transmissão da doença. São conhecidas cerca de 100 espécies destes percevejos e o protozoário Trypanosoma cruzi responsável pela doença de Chagas já foi encontrado infectando metade destas espécies, porém cerca de 12 espécies são epidemiologicamente importantes para o homem. Geralmente encontramos estes insetos em casas de "pau-a-pique" e de barro, as quais possuem muitas frestas para abrigarem estes insetos. A cobertura destas casas também pode abrigar uma grande quantidade destes insetos hematófagos. O agente causador da doença de Chagas, o protozoário Trypanosoma cruzi já foi constatado infectando naturalmente cerca de 200 espécies de mamíferos, como por exemplo os morcegos, gambás, ratos, pacas, tatus, tamanduás, cães, gatos, raposas, cotias, preás, preguiças, macacos e coelhos dentre outros. Estes animais são chamados de reservatórios naturais do protozoário Trypanosoma cruzi ou hospedeiros, sendo o agente transmissor da doença as espécies de percevejos hematófagas da Família Triatominae.

Ocorrência: em todo o Brasil.

Alimentação: a maioria das espécies se alimenta de sangue de mamíferos, aves e do homem. Saem à noite para picar as pessoas, geralmente na face, fato que dá origem a seu nome.

Reprodução: o ciclo de desenvolvimento destes percevejos compreende a fase de ovo, ninfa e adulto. Na fase adulta após a primeira alimentação estes insetos já estão aptos ao acasalamento. A fêmea deposita seus ovos individualmente ou em grupos durante o seu período de vida, variando conforme a disponibilidade de alimento e condições ambientais. Os ovos de algumas espécies de percevejos, geralmente têm forma de barril e são postos em grupos. Usualmente as fêmeas depositam-nos em cortinas, janelas e outros objetos domésticos. Destes ovos eclodem pequenas ninfas, que normalmente são coloridas, ficando por um tempo agrupadas.
Predadores naturais: pássaros, aves, lagartos, pequenos mamíferos, etc.
Fonte: Vivaterra
Postagem Anterior Próxima Postagem