BORBOLETA ROSA DE LUTO (Papilio anchysiades capys)


Nome popular: Rosa-de-luto
Nome científico: Papilio anchysiades capys (Hubner)
Tamanho (envergadura das asas): Chega a medir 11 centímetros.
Onde vive: Pode ser encontrada em diferentes ambientes, como matas, clareiras e outros locais abertos com vegetação rasteira.

Curiosidades: O voo da rosa-de-luto às vezes á alto, às vezes é baixo. Geralmente ela põe seus ovos sobre folhas de laranjeiras. Quando viram lagartas, ganham o nome de rumo, porque durante o dia elas ficam junto ao tronco, todas voltadas para a mesma direção, e à noite espalham-se comendo a folha das plantas.

Alcança envergadura de 110 mm. Habita os mais diversos ambientes, tais como matas, clareiras, locais abertos com vegetação rasteira. Possui vôo irregular, ora mais alto, ora mais baixo. Nas horas mais quentes do dia, pousa em busca de alimento. Alimenta-se de néctar. A postura dos ovos, quase uma centena, geralmente ocorre sobre folhas de plantas cítricas, como a laranjeira. As lagartas dessa borboleta receberam o nome popular de "rumo", pois permanecem agrupadas no tronco da planta hospedeira, todas voltadas na mesma direção, durante o dia; à noite, espalham-se, atacando as folhas da planta, causando-lhe sérios danos.

Fonte
Vivaterra.org
invivo.fiocruz.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem