CERVO DO PANTANAL (Blastocerus dichotomus)



Características: também conhecido como veado galheiro é o maior cervídeo sul-americano, com comprimento de cabeça e corpo entre 1,8 e 1,9 m, cauda de 10 a 15 cm, altura de 1,1 a 1,3 m. Orelhas relativamente curtas. Pesa de 100 a 150 Kg. A galhada pode atingir 50 cm de comprimento, podendo contar com 29 pontas. A princípio a armação é simples e a cada ano o animal perde a armação (entre dezembro e agosto), que, ao renascer, aparece com mais uma ponta. O pelo é uniforme, castanho claro, os pés e a boca são escuros. Em torno dos olhos há um anel branco e de igual cor são a garganta e o baixo-ventre. A cauda é marrom encima e branco embaixo, mantida ereta e movimentada para a frente e para trás quando alarmada. Pernas altas com colocarão negra nas patas e canelas. Há uma membrana na fenda dos cascos, unindo-os, denotando uma adaptação para caminhar em solos encharcados. Vivem no máximo 15 anos, mas a média é de menos de cinco anos.

Habitat: matas com regiões entrecortadas por rios ou banhados e pântanos. Áreas abertas, terras baixas, matas espinhosas e com bastante vegetação.

Ocorrência: centro-oeste brasileiro.

Hábitos: hábitos diurnos, vive perto da água, deslocando-se bem sobre os terrenos pantanosos devido a estrutura de seus cascos. Passa a maior parte do dia na mata ou entre moitas, preferindo sair ao pasto depois do sol posto. Normalmente, quando as condições de alimento são adequadas, os cervos tendem a permanecer em na área por longos períodos. Não há uma estrutura social bem definida. Avistam-se geralmente machos solitários, acompanhando fêmeas no cio, prenhes ou com filhotes. Podem-se encontrar grupos de machos e fêmeas nas mais diversas proporções. O Cervo-do-pantanal é o único veado que acua, ou seja, acuado apresenta sério perigo, pois nesta situação, ataca o inimigo com suas formidáveis galhadas pontiagudas em riste, não sendo raro vê-lo destripar a barriga do predador.

Alimentação: herbívoro.

Reprodução: são polígamos. O período de gestação dura cerca de 9 meses e nasce apenas 1 filhote pesando entre 2,5 a 4,0 Kg. A cria é protegida pela fêmea por 10 dias a 2 semanas. Durante a primeira semana a fêmea mantém o filhote escondido pela vegetação. Com um mês de idade a cria começa a acompanhar à mãe em todas as atividades, podendo perman3ecer junto à mãe até atingir um ano de idade. A maturidade sexual é alcançada em aproximadamente 1,5 anos de idade.

Predadores naturais: onças.

Ameaças: ameaçado de extinção pela caça criminosa, destruição do habitat e atropelamentos em estradas que cortam áreas protegidas.

Fonte: Vivaterra
Postagem Anterior Próxima Postagem