Embaúba Prateada (Cecropia hololeuca)


Embaúba Prateada (Cecropia hololeuca)

Embaúba Prateada (Cecropia hololeuca)Embaúba é uma planta  conhecida pelo nome de imbaúba, embaúba ou umbaúba, com cerca de cinquenta espécies, distribuídas por quase todo o Brasil, do gênero Cecropia, família das moráceas, a mesma da amoreira. São árvores de 8 a 25m de altura, com o caule reto articulado em nós sólidos e entrenós ocos. Em geral só na parte mais alta existem galhos, que têm a mesma conformação do caule e sustentam as folhas grandes e ásperas, quase sempre verde-escuras por cima e esbranquiçadas por baixo. Há imbaúbas de folhas prateadas, como Cecropia hololeuca, ou com ambas as faces verdes, como Cecropia bifurcata.

Ocorrência: do Sul da Bahia até São Paulo e Minas Gerais, principalmente na parte mais alta da encosta atlântica e na floresta de altitude da serra da Mantiqueira, podendo contudo ser encontrada até a Bacia do Rio Paraná.

Outros nomes: embaúba branca, embaúva preta.

Características: espécie com 6 a 12 m de comprimento, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas peltadas de 50 a 60 cm de diâmetro, coriáceas com ambas as faces cobertas por densa camada de pêlos esbranquiçados. Lobos com 20 a 35 cm de comprimento. Um Kg de sementes contém 900.000 unidades.

Habitat: floresta pluvial em altitudes superiores a 500 m.

Propagação: sementes.

Madeira: leva, macia, de baixa resistência mecânica e baixa durabilidade.

Utilidade: a madeira pode ser empregada na confecção de objetos leves como fósforos, caixotaria, lápis, brinquedos, aeromodelismo, tamancos, slato de calçados, etc. A árvore é uma das mais bonitas de nossa flora, destacando-se pela tonalidade prateada da folhagem, o que porporciona sua utilização paisagística. Seus frutos são apreciados pela fauna.

Florescimento: outubro a janeiro.

Frutificação: julho a novembro.


Embaúba Prateada (Cecropia hololeuca)Os brotos e frutos da Embaúba são alimentos habituais da preguiça, o que justifica o nome de árvore-da-preguiça, pelo qual também é conhecida.

Todas as espécies de Embaúba são típicas de áreas quentes e úmidas e vegetam com particular exuberância em grotas e formações análogas. Frequentes na mata atlântica, onde o colorido prateado de algumas espécies se destaca do conjunto, são férteis na propagação e ocupam rapidamente as clareiras. As espécies amazônicas, que em pouco mais de cinco anos atingem seu porte máximo, perfilam-se em maciços pelas margens dos rios. A polpa da Embaúba dá ótima celulose para papel. A casca fornece fibras para a produção de estopas e cordas. As formigas que fazem ninho no interior do caule da Embaúba, como as do gênero Azteca, estabelecem com ela uma relação de mutualismo: sem prejudicá-la, alimentam-se dos corpúsculos macios e nutritivos que há sobre os nós, protegendo-a ao mesmo tempo de outros insetos predadores.
Postagem Anterior Próxima Postagem