Formiga Carpinteira (Camponotus spp.)

Formiga Carpinteira (Camponotus spp.)


Características: As Formigas Carpinteiras (Camponotus spp.) são polimórficas. As operárias maiores podem ser bastante grandes e são chamadas de soldados. Estas podem medir até 17mm de comprimento e as menores 3mm. As espécies variam em coloração sendo encontradas do amarelo claro ao preto. Possuem somente um nó na cintura e um círculo de pêlos na abertura anal. O mesossoma, quando observado de perfil, é arredondado. Algumas espécies expelem ácido fórmico, um líquido de odor característico.

Habitat: estruturas de madeira. Cascas de árvores, pilhas de madeira, batentes de portas , guarnições de janelas, forros, armários de madeira e até mesmo aparelhos eletrônicos.

Ocorrência: em todo o Brasil.

Formiga Carpinteira (Camponotus spp.)Hábitos: podem apresentar colônias monogínicas e poligínicas. As colônias podem apresentar milhares de operárias. Algumas espécies possuem hábito noturno enquanto outras são observadas forrageando durante o dia.

Alimentação: variedade de alimentos, desde substâncias adocicadas até insetos.

Reprodução: ocorre durante o vôo nupcial. Colônias satélites são comuns em todas as espécies onde apresentam larvas de estágios mais avançados, pupas e, algumas vezes, reprodutivos alados. A colônia principal localiza-se normalmente fora das edificações e contém a(s) rainha(s). Faz seus ninhos em madeira morta, mas podem também fazê-los em troncos de árvores, porém não se alimentam da madeira. Também fazem seus ninhos dentro das casas, aproveitando falhas na estrutura, podendo ser encontradas em vigas de madeira e molduras de porta. Podem ser encontradas dentro de aparelhos eletrônicos.

Predadores naturais: insetos, pássaros, aves, primatas, anfíbios e répteis.

http://www.megatimes.com.br

http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem