Jatobá (Hymenaea courbaril)


Jatobá (Hymenaea courbaril)

Jatobá (Hymenaea courbaril)
Ocorrência: do Piauí até o norte do Paraná.

Outros nomes: jitaí, jutaí, jutaí açú, jatobeiro, jatobá mirim, jataí, jataí peba, jataí amarelo, jataí vermelho, jataíba, burandã, farinheira, burandã imbiúva, jatobá miúdo, jatobá da catinga.

Jatobá (Hymenaea courbaril)Características: espécie semidecídua, com 15 a 20 m de altura, e tronco com até 1 m de diâmetro, retilíneo com casca castanha-acinzentada e lisa. Folhas compostas, alternas, elípticas a ovais pergaminosas a coriáceas de 2 folíolos brilhantes de 6 a 14 cm de comprimento. Apresenta inflorescência (cima) terminal com várias flores de coloração branca. Possui fruto (legume) oblongo, castanho , indeiscente, com cerca de l0 cm de comprimento, com 3 a 8 sementes envoltas numa polpa amarelo-pálida, farinácea, doce e comestível.

Habitat: cerrado e cerradão.

Propagação: sementes.

Madeira: vermelha-escura, muito pesada, dura, difícil de ser trabalhada e altamente resistente ao apodrecimento.

Jatobá (Hymenaea courbaril)Utilidade: o fruto é consumido "in natura" e sua polpa é aproveitada para fazer farinha. Apresenta uso medicinal, sua resina e entrecasca é usada para problemas respiratórios. A madeira pode ser u sada na confecção de móveis, peças torneadas, engenhos, tonéis, carroçerias e vagões; na construção civil como vigas, caibros, assoalhos e esquadrias. Pelo ferimento de seu tronco fornece uma resina conhecida como "jutaicica" ou "copal" empregada na indústria de vernizes. Sua casca fornece corante amarelo. Sua resina, folhas e sementes são utilizadas na medicina caseira. A polpa das sementes é rica em cálcio e magnésio e além de fornecer alimento a fauna, é ótima para alimentação humana. Seus frutos são comercializados em feiras regionais de todas as regiões onde ocorre esta planta.

Florescimento: outubro a dezembro.

Frutificação: julho a janeiro.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem