Lesma do Mar (Aplysia dactylomela)

Lesma do Mar (Aplysia dactylomela)

Lesma do Mar (Aplysia dactylomela)

Características: A Lesma do Mar (Aplysia dactylomela) apresenta brânquias na parte posterior do corpo. Têm cabeça bem desenvolvida, provida de um ou dois pares de tentáculos. Podem apresentar uma concha interna e uma cavidade posterior reduzida, onde se encontram as brânquias (cavidade paleal) ou não apresentar concha nem cavidade paleal, tendo as brânquias expostas. Tem simetria bilateral e tamanho próximo a 15 cm de comprimento. Apresenta cabeça com dois pares de tentáculos. Sua cor é amarelo-esverdeada, com manchas negras esparsas. A concha desta espécie apresenta tamanho reduzido e não é visível externamente pois é encoberta por uma dobra delgada da epiderme, denominada manto.

Habitat: mares.

Ocorrência: no Brasil, ocorre de Fortaleza a São Paulo.

Lesma do Mar (Aplysia dactylomela)Hábitos: moluscos marinhos adaptados à vida em todos os tipos de fundos ou na massa d'água. bentônica, ou seja,vive associada ao substrato onde rasteja, mas também pode nadar com projeções do pé (parapódios). Na época de desova são encontradas na zona entre-marés, associadas com algas marinhas, que lhes servem de proteção e alimento. São animais lentos e de fácil captura mas, em situações de ameaça, eliminam um líquido púrpura, que facilita sua fuga.

Alimentação: herbívora, alimentando-se de algas, sobretudo do gênero Ulva (alface-do-mar).

Reprodução: hermafrodita, e sua cópula promove troca mútua de espermatozóides. Os ovos são depositados dentro de cordões gelatinosos amarelos, que ficam presos entre as algas ou em outro substrato e o desenvolvimento é direto.

Ameaças: poluição e destruição do habitat.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem