Mogno Verdadeiro e Mogno Brasileiro

Mogno Verdadeiro e Mogno Brasileiro

Mogno Verdadeiro e Mogno BrasileiroMogno

Mogno Verdadeiro e Mogno BrasileiroNativo da América tropical e disperso pela Amazônia, Antilhas e boa parte da América Central, o mogno verdadeiro (Swietenia mahagoni) é uma árvore que pode ultrapassar trinta metros de altura e pertence à família das meliáceas, a mesma do cedro-rosa, do cinamomo e da canjerana. As folhas compõem-se de pares de folíolos opostos, as pequenas flores brancas se agrupam em cachos e o fruto é uma cápsula lenhosa, de cerca de dez centímetros de comprimento, com sementes aladas.

Muito usado desde o século XVIII na fabricação de móveis de luxo, o mogno, também chamado acaju ou caoba, é famoso pela madeira de superior qualidade e pela coloração marrom-avermelhada.

O mogno brasileiro (S. macrophylla), também chamado de araputanga ou cedroí, ocorre no Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Goiás. Atinge 24 a 30m de altura, com cinqüenta a oitenta centímetros de diâmetro e sapopemas no tronco. As folhas e flores se assemelham às do mogno verdadeiro, mas os frutos chegam a mais de vinte centímetros. A madeira varia com o terreno: mais dura em áreas secas, mais macia e ornamentada por riscas, em áreas úmidas.
A extração indiscriminada do mogno, especialmente para contrabando, foi denunciada insistentemente pelas organizações ambientalistas nos últimos anos do século XX, quando o desmatamento passou a ameaçar não só a espécie, mas a flora e fauna da região.
  • Ocorrência: Região Amazônica incluindo Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Tocantins.
  • Outros nomes: aguano, araputanga, cedro-i, mogno brasileiro.
    Mogno Verdadeiro e Mogno Brasileiro
  • Características: espécie clímax, semidecídua, com 20 a 30 m de altura, tronco reto, com casca parda-avermelhada-escura, grossa, escamante em placas e 80 cm de diâmetro. Árvores mais velhas, porém, podem ter troncos com até 2 m de diâmetro. Folhas compostas, paripinadas, com 8 a 10 folíolos oblongos, peciolados, levemente reticulados e pilosos, com 7 a 15 cm de comprimento. Flores brancas. Fruto cápsula, lenhoso, ovóide, de coloração castanha-clara, grande, com cerca de 20 cm de comprimento, que se abre em 5 partes, liberando as sementes aladas muito leves, com aproximadamente 12 cm , de coloração marron claro. Um kg de semente com as asas contém cerca de 2.300 unidades.
  • Habitat: floresta de terra firme.
  • Propagação: sementes.
  • Madeira: com coloração castanha-clara, levemente amarelada, superfície lisa, lustrosa e brilhante, medianamente pesada, dura e de alta durabilidade e resistência ao ataque de cupins.
  • Utilidade: madeira muito usada na confecção de móveis de luxo, instrumentos musicais, artigos de decoração e acabamentos internos na construção civil, como esquadrias e assoalhos. Se adaptou muito bem no sudeste do país, onde é muito utilizada na arborização urbana.
  • Florescimento: novembro a janeiro.
  • Frutificação: setembro a novembro.
  • Ameaças: devido à exploração intensa para o mercado interno e exportação, se não controlada com urgência, levará a extinção da espécie.
Postagem Anterior Próxima Postagem