Oiti (Licania tomentosa) | Características Gerais do Oitizeiro


Oiti (Licania tomentosa) | Características Gerais do Oitizeiro

A árvore Oiti é nativa do Brasil e de ocorrência espontânea entre Piauí e Bahia, o oiti (Licania tomentosa), também chamado oitizeiro ou oiti-da-praia, é uma árvore frondosa, de tronco esguio (atinge até 15m de altura), folhagem densa e perene, da família das crisobalanáceas, a mesma do guajuru ou crisobalano. As flores são inexpressivas, mas as folhas, quando novas, formam uma copa esbranquiçada que lhe confere interesse ornamental. Os frutos, cuja polpa é pegajosa e amarela, são comestíveis mas de cheiro pouco agradável.

Muito rústico, o oiti resiste bem à poluição e por isso sobressai entre as espécies usadas na arborização urbana.
Ocorrência: do Piauí ao norte do Espírito Santo e vale do Rio Doce em Minas Gerais.

Outros nomes: oiti da praia, guaili, oiti cagão, oiti mirim, oitizeiro.

OITI (Licania tomentosa)Características: espécie que atinge altura máxima de 15 m , com tronco de 30 a 50 cm de diâmetro. Copa frondosa e as raízes não são agressivas. As folhas são simples, alternas, elípticas, alongadas, de 7 a 14 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura, pilosas em ambos os lados e de cor verde-clara, quando novas, tornado-se glabras, a pilosidade se destaca quando esfregamos a folha. Quando completamente formadas possuem bordas lisas, superfície lisa e brilhante, cor verde-escura e persistente durante o ano todo. As flores são pequenas e brancas, produzidas em inflorescências (cachos) e resultam na formação de grande quantidade de frutos por planta. Os frutos, quando maduros, apresentam coloração amarela. A planta produz grande quantidade de frutos de tamanho médio, polpa fina, forma ovalada, com cerca de 5 cm de comprimento e a maior parte tomada por um grande caroço bem resistente, que é a semente, envolta em massa amarela, pegajosa e fibrosa, aroma agradável e saborosa. Um Kg de sementes contém aproximadamente 84 unidades.

Habitat: floresta pluvial atlântica.

Propagação: sementes.

Madeira: pesada, dura, resistente, de longa durabilidade.

Utilidade: fornece ótima sombra, devido à sua copa frondosa, sendo por isso perfeita para plantio em praças, jardins, ruas e avenidas, principalmente em regiões litorâneas. F rutos comestíveis, com amêndoas ricas em óleo e muito procurados pela fauna. A madeira é usada para postes, estacas, dormentes e construções civis. Indicada para reflorestamentos mistos de áreas degradadas.

Florescimento: junho a agosto.

Frutificação: janeiro a março.

Do mesmo gênero é a oiticica (Licania rigida), cujo tronco se ramifica logo acima do solo e forma copas de vinte a trinta metros de diâmetro. A oiticica, espontânea no sertão e parte do litoral nordestino, frutifica antes do quinto ano, atinge a maturidade aos dez e pode produzir por mais de cem anos. É importante pelo óleo extraído das sementes, contidas em bagas de 7,5cm de extensão por dois de largura. Rico em iodo, é anticorrosivo, impede a formação de crostas e se usa na produção de borrachas, lonas de freios, tintas e vernizes.

OITI (Licania tomentosa)

Postagem Anterior Próxima Postagem