Peixe Piraputanga (Brycon microlepis)

Peixe Piraputanga (Brycon microlepis)

Peixe Piraputanga (Brycon microlepis)Características: o nome do Peixe Piraputanga (Brycon microlepis) é de origem guarani, e refere-se à cor vermelha das nadadeiras e da carne, muito apreciada. Os dentes são tricúspides, e apresentam-se em três fileiras no pré-maxilar (um caráter próprio do gênero Brycon). O corpo e o comportamento da piraputanga, da mesma forma que as outras espécies do gênero Brycon, lembram as trutas. Atinge 50 cm de comprimento e 3 Kg de peso. Peixes de escamas com corpo alongado e um pouco comprimido. Logo após retirados da água a cor é amarelada, a nadadeira caudal é vermelha, com uma faixa preta que começa no pedúnculo caudal e chega até os raios centrais da nadadeira caudal. As demais nadadeiras são alaranjadas. As escamas do dorso são claras no centro, com as bordas escuras. Apresentam uma mancha umeral escura e arredondada.

Habitat: pequenas correntezas, remansos de corixos à beira dos rios, poços e embaixo de árvores frutíferas.

Ocorrência: bacia do Paraná-Paraguai na região Centro-oeste.

Hábitos: apresenta comportamento de piracema. Realiza grandes migrações em busca das cabeceiras dos rios para a procriação na época das chuvas.

Alimentação: onívoro. Caçam pequenos peixes e alimentam-se também de frutos , flores e insetos.

Ameaças: está ameaçada e criticamente em perigo devido à destruição do seu ambiente. É mais uma das espécies diretamente afetadas pela construção de barragens, bem como pelo processo de desmatamento, já que se alimenta de frutos e insetos derivados da mata ciliar.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem