Primavera (Bougainvillea glabra)

Primavera (Bougainvillea glabra)Primavera (Bougainvillea glabra)
Ocorrência: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.

Outros nomes:três-marias, buganvília, buganvile, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, pataguinha, pau-de-roseira, flor-de-papel, riso do prado, juvu, cansarina, primavera arbórea.

Características: trepadeira lenhosa, muito vigorosa, pode atingir 20 m de altura, cujo tronco chega a atingir 40 a 80 cm de diâmetro. Em seu habitat natural, a primavera cresce encostada em grandes árvores e utiliza-se delas como tutores, emitindo brotações muito vigorosas na vertical, até atingir o topo da árvore. Aí, então, abre-se em copa e suas folhas e flores se confundem com as da própria árvore que serviu de apoio. Desenvolve longos ramos, com espinhos recurvados. Folhas pequenas, lisas, membranáceas, levemente alongadas e brilhantes de tamanhos variados. As belas e coloridas "flores" da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes. As verdadeiras flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo creme. Pode ser conduzida como arbusto, arvoreta, cerca-viva e como trepadeira, enfeitando com majestade pérgolas e caramanchões de estrutura forte. Resiste relativamente bem às geadas.

Habitat: Mata Atlântica e floresta estacional semidecidual.

Propagação: sementes, alporquia e estaquia.

Madeira: leve, mole, porosa, de baixa resistência ao apodrecimento.

Utilidade: a madeira é utilizada como lenha. A árvore é extremamente ornamental, sendo amplamente utilizada em paisagismo. Útil na regeneração de áreas degradadas.

Florescimento: novembro a fevereiro.

Frutificação: março a maio.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem