Veado Mateiro (Mazama americana)


Veado Mateiro (Mazama americana)

Veado Mateiro (Mazama americana)

Características: O Veado Mateiro (Mazama americana) é o cervo mais comum das florestas da Amazônia. Enquanto a maioria dos cervos ostenta (pelo menos os machos) chifres vistosos, o macho possui aspas modestas, uma adaptação para a vida dentro da mata densa, onde uma ostentação mais elaborada tornaria difícil a fuga dos predadores. Alcançam 1,10 m de comprimento e pesa até 23 Kg. A troca dos chifres dos machos não apresenta um padrão anual definido. O corpo e os pés são de um marrom- castanha, a cabeça e a garganta cinzento-marrons. A face é lisa. Os jovens são avermelhados com os pontos brancos para os primeiros meses. Conseguem viver por 13 anos.

Habitat: ambientes de vegetação arbórea densa, como as matas e os cerradões. Raramente é avistado fora desses ambientes, dos quais só sai para procurar água.

Ocorrência: América Central e América do Sul, a leste da cordilheira dos Andes e ao norte dos Pampas.

Hábitos: vive solitariamente ou em casais. São ativos durante o dia e a noite.

Veado Mateiro (Mazama americana)Alimentação: frutos e flores caídos, mas quando faltam, come também brotos e folhas.

Reprodução: 1 filhote por parto com gestação de 225 dias. Os filhotes nascem ao longo do ano. Alcançam a maturidade sexual após 13 meses.

Predatores naturais: onças.

Ameaças: caça e destruição do habitat. É caçado por sua carne e por sua pele; quando perseguido, interna-se nas matas ou atravessa os rios, pois é ótimo nadador.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem