Xaxim (Dicksonia sellowiana)


Xaxim (Dicksonia sellowiana)

Xaxim (Dicksonia sellowiana)
Outros nomes: samambaiaçu, samambaiaçu imperial, feto arborescente.

Características: arbusto p erene, semi-lenhoso, de tronco reto, fibroso e espesso, com 2 a 4 m de altura. Folhagem muito ornamental. Folhas coriáceas, bastante grandes surgem no topo do tronco, marcado pelas cicatrizes das que já caíram, diferentemente das outras samambaias. É resistente ao frio e apresenta crescimento muito lento.

Propagação: esporos e gemas destacadas com um pequeno bloco de tronco.

Função: devido ao seu diferencial, sua utilização no paisagismo é muito interessante. Além de sua beleza singular, serve de suporte e substrato para as mais diversas plantas epífitas, como orquídeas, bromélias e outras samambaias através dos vasos de xaxim, placas, fibras ou pedaços.
Cuidados - cultivado sempre à meia sombra ou sombra, gosta de terrenos baixos com solo rico em matéria orgânica, mantido úmido. Devido ao risco de sua extinção, deve ser utilizada racionalmente e suas mudas devem sempre ser originárias de plantas cultivadas e não das extraídas do ambiente natural. Aprecia o clima ameno.

Ameaças: do tronco se extrai o xaxim - a matéria-prima para a fabricação de vasos e substratos. Planta típica da Mata Atlântica, está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, em razão da sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura. O xaxim, é uma espécie de símbolo da devastação da Mata Atlântica. Por ironia se transformou, nas mãos de artesãos, um tipo de vaso disputado no passado por quem gostava da natureza. Hoje, continua à venda, mas nada vem de plantio para fins comerciais. O xaxim precisa, no mínimo, de meio século para ficar no tamanho procurado pelos fabricantes de vasos. Por isso, ele é arrancado da floresta por bandidos da natureza.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem