Cientistas Russos Ressuscitam Planta de Mais de 30 Mil Anos

Cientistas Russos Ressuscitam Planta de Mais de 30 Mil Anos

Cientistas Russos Ressuscitam Planta de Mais de 30 Mil AnosSilene stenophylla
Equipe de cientistas russos conseguiram 'ressuscitar' uma planta com 30 mil anos (22 de fevereiro de 2012). Os investigadores desenterraram o fruto e algumas sementes da planta do solo gelado da Sibéria a 38 metros de profundidade, buracos estes que foram contruidos por esquilos pré-históricos, e a partir dos seus tecidos conservados abaixo de zero grau, conseguiram fazer réplicas da planta.

A chave da resposta para a ressureição está no fato de que a "Planta do Pleistoceno manteve-se preservada no permafrost" e ficava na camada de solo gelado que ocupa milhares de quilômetros quadrados das latitudes boreais e onde se armazena uma grande banco de sementes e organismos congelados há milhares de anos. Os cientistas já tinham conseguido reanimar vários microorganismos, mas até ao momento não tinham ainda encontrado restos viáveis de plantas com flor. A experiência está relatada num artigo publicado na«PNAS».

Os restos da Silene stenophylla, uma planta herbácea do Pleistoceno, faziam parte da despensa de um roedor pré-histórico, uma espécie de esquilo que enterrou a sua comida num lugar perto do rio Kolyma, nordeste da Sibéria.

As sementes e os frutos estavam conservados a 38 metros de profundidade, em sedimentos que têm permanentemente temperaturas abaixo de zero. Depois de recolhidas e datadas atráves do método de carbono 14, as sementes foram replicadas pelos cientistas da Academia Russa das Ciências. O método utilizado foi o do cultivo de tecidos e micropropagação, o que lhes ofereceu clones do exemplar obtidos na parte germinativa dos frutos congelados.

Os rebentos foram transplantados para vasos de crescimento, e um ano mais tarde floresceram e deram frutos. Segundo os investigadores, as plantas regeneradas apresentam um fenótipo diferente ao dos exemplares da mesma espécie existentes actuamente. Este estudo, defendem os cientistas, demonstra que o permafrost é uma fonte rica em material genético de plantas silvestes e uma reserva de genes antigos.

Artigo: Regeneration of whole fertile plants from 30,000-y-old fruit tissue buried in Siberian permafrost

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem