BRANQUINHA (Psectrogaster amazonica)

Espécie: Psectrogaster amazonica
Nome Popular: Branquinha

A Branquinha (Psectrogaster amazonica) é um peixe de porte pequeno, sendo que os maiores exemplares podem atingir cerca de 20 cm de comprimento.

Características taxonômicas: corpo alto, com escamas prateadas claras. apresenta uma mácula negra verticalmente alongada na base da nadadeira caudal.

Habitat: ocorre principalmente em lagos e lagoas associadas aos rios.

Dieta alimentar: alimentar-se de detritos acumulados no fundo dos lagos ou nos remansos dos rios.

Reprodução: a reprodução do peixe Branquinha ocorre entre os meses de novembro e fevereiro, quando realiza grandes movimentos migratórios, deixando os lagos em busca de locais mais adequados para a reprodução.


Importância comercial: por ser de pequeno porte, essa espécie não tem muito valor comercial, embora a carne seja de excelente sabor. Como essa espécie não é capturada com anzóis, sua comercialização em feiras e peixarias denunciaria o uso de equipamentos ilegais, como tarrafas e redes de pesca.

Conservação: Embora sejam detritívoros, estes peixes são exigentes quanto aos locais de alimentação. O assoreamento de lagos e rios transforma os microhabitats de deposição de matéria orgânica em locais rasos e de águas correntes, impedindo que os detritos, oriundos dos processos de decomposição, sejam depositados nesses locais.

Fonte: Peixes do Rio das Mortes (Editora Unemat)

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem