Curimatã ou Curimba (Prochilodus nigricans)

Curimatã ou Curimba (Prochilodus nigricans)

Família: Prochilodontidae

Ordem: Characiformes

Nome científico: Prochilodus nigricans.

Nome popular: Curimbatá, curimatã, curimba, papa-terra.

Descrição: Peixes de escamas. Geralmente não ultrapassa 30 cm de comprimento. A coloração é prateada, o tamanho é médio e a principal característica é a boca protrátil, em forma de ventosa, com lábios carnosos, sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileira.

Características taxonômicas: pode ser facilmente diferenciada pela presença de várias manchas na nadadeira caudal e nadadeiras totalmente hialinas.

Prochilodus nigricans
Prochilodus nigricans
Habitat: Podem ser encontradas em lagos e lagoas e até mesmo em rios, desde que apresentem ambientes de águas lentas com depósitos de detritos no fundo. Nos períodos chuvosos, a foz dos córregos passa a ser um dos habitats mais procurados por essa espécie, onde encontra alimento em grande quantidade.

Reprodução: A reprodução dessa espécie ocorre entre os meses de novembro e fevereiro, quando os rios e lagos estão mais cheios. Durante o período de reprodução, formam imensos cardumes que se deslocam dos lagos em direção às cabeceiras de rios e córregos.

Importância comercial: embora não seja muito apreciada, em determinadas regiões, essa espécie geralmente são consumidas pelos próprios pescadores.

Curimatã ou Curimba (Prochilodus nigricans)

Comportamento: vive geralmente em cardumes e em locais rasos, o que facilita a sua captura por equipamentos de pesca predatórios, como tarrafas e redes, já que a sua captura por anzóis é muito difícil devido ao seu hábito de ingerir detritos.

Curimatã ou Curimba (Prochilodus nigricans)

Ecologia: Espécies detritívoros, alimentam-se de matéria orgânica e microrganismos associados à lama do fundo de lagos e margens de rios. Realizam longas migrações para reprodução.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem