MATRINCHÃ OU PIABANHA (Brycon sp.)

Família: Characidae
Subfamília: Bryconinae
Espécie: Brycon sp.
Nome Popular: Matrinchã, piabanha

Porte: pode alcançar, aproximadamente, 60 cm de comprimento padrão e pesando, cerca de 7 a 8 quilos. Indivíduos de grande porte são denominados em muitos locais de piabanha, enquanto os menores são chamados de matrinchã.

Habitat: podem ser encontrados em lagos e rios das bacias dos rios Amazonas, Tocantins e próximo a foz do Rio São Francisco, no Brasil, e no Rio Orinoco, na Venezuela.

Dieta alimentar: quando adultos, são predominantemente herbívoros, alimentam-se principalmente de frutos, sementes e flores que caem na água. Utilizam também como alimento insetos e até pequenos peixes.

Reprodução: ocorre durante a cheia, quando migra rio acima em grandes cardumes. Nesse período, podem ser vistos em grande quantidade.

Importância Comercial: é uma espécide de grande importância comercial. Sendo comercializados em feiras livres e peixarias. A carne assemelha-se à tonalidade avermelhada, parecendo a carne do salmão.

Comportamento: são excelentes migradores e é comum ocorrer grandes cardumes no período reprodutivo. Na seca, entre junho e julho, essa espécie realiza migrações em busca de novos lares de alimentação, geralmente saindo dos lagos que estão baixando sua águas.

Conservação e Ecologia: a pesca predatória durante a migração dos cardumes e nos locais de reprodução tem sido o principal problema na conservação da espécie. Nas últimas décadas, no Rio das Mortes em Nova Xavantina (MT), os cardumes têm diminuido de forma drástica, segundo informações dos próprios pescadores da região.

Fonte: Peixes do Rio das Mortes (Editora Unemat)

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem