Peixe Pataca ou Pataquinha (Tetragonopterus argenteus)

Peixe Pataca ou Pataquinha (Tetragonopterus argenteus)

Família: Characidae

Subfamília: Tetragonopteriae

Espécie: Tetragonopterus argenteus (Cuvier, 1816)

Nome popular: Pataca, Pataquinha

Peixe Pataca ou Pataquinha (Tetragonopterus argenteus)Esta subfamília é provavelmente a mais complexa dentro da família Characidae. até recentemente, englobava todos os pequenos peixes denominados popularmente de lambaris e piabinhas, além de vários outros menos conhecidos. O elevado número de espécies, além do porte reduzido, torna muito difícil a identificação dos peixes dessa subfamília.

Porte: o peixe pataca é de pequeno porte, mas de corpo alto, Não ultrapassa os 10 cm de comprimento padrão.

Características taxonômicas: corpo alto e robusto, semelhante ao dos pacus. Nadadeiras vermelhas, escamas e olhos grandes caracterizam esta espécie.

Habitat: São muito comuns nas margens dos grandes rios e curso final de córregos. podem ser encontrados em lagos e lagoas. Essa espécie pode ser encontrada em toda América do Sul e no Rio Mississipi nos Estados Unidos.

Dieta alimentar: são peixes onívoros que ingerem principalmente insetos, frutos e sementes que caem na água.

Importância Comercial: normalmente, não são comercializados. No entanto, são apreciados por moradores ribeirinhos que, em algumas localidades, coletam grande número de indivíduos dessa espécie em períodos de migrações.

Pesca Esportiva: não é explorado, embora seja fácil de ser fisgado com linhas e anzóis.

Comportamento: Essa espécie vive em pequenos cardumes, geralmente nas margens dos rios, córregos de maior porte, lagos e lagoas.


Peixe Pataca ou Pataquinha (Tetragonopterus argenteus)
Conservação e meio ambiente: a conservação dos pequenos córregos, lagos e lagoas e margens dos grandes rios é de suma importância para a conservação e manutenção dessa espécie. As matas ciliares e de galerias associada aos cursos d'água fornece a maior parte dos alimentos da patacaquinha e a sua retirada da vegetação do entorno dos rios coloca em risco essa espécie.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem