TRAÍRA (Hoplias malabaricus)


Família Erythrinidae
Nesta família estão incluidos os peixes conhecidos porpularmente como trairas, trairões e jejus ou iuius. São facilmente identificáveis pelo corpo roliço cilindriforme, com coloração escura, geralmente marrom com manchas negras e claras, sem nadadeira adiposa, bocas amplas e grande número de dentes caninos. A nadadeira caudal é sempre arredondada. vivem geralmente em lagos, lagoas e margens de rios e córregos.

Espécie: Hoplias malabaricus
Nome Popupar: traíra

Porte: peixes de médio porte, podendo atingir mais de 40 cm. No entanto, geralmente quando adultos, ficam em torno de 30 cm de comprimento padrão.

Habitat: vive nas regiões marginais de lagos, lagoas e córregos, geralmente entre galhos caidos dentro da água ou próximos à vegetação imersa.

Dieta alimentar: são peixes muitos vorazes e piscívoros quando adultos, mas na fase juvenil alimentam-se principalmente de invertebrados aquáticos.

Importância comercial: embora não tenha importância comercial acentuada, é bastante consumido pela população ribeirinha e pescadores.

Pesca esportiva: por ser uma espécie resistente e voraz, é uma espécie muito explorada pela pesca esportiva. É capturada com iscas de peixes ou carnes vermelhas.

Comportamento: é uma espécie sedentária, ou seja, geralmente permanece no mesmo local por muito tempo. Protege ativamente um território onde se alimenta, refugia e se reproduz. Caça por emboscada, uma vez que a cor escura malhada do corpo permite uma camuflagem quase perfeita. Essa espécie, como alguns outros peixes, tem o comportamente de se enterrar no substrato, tanto para se defender de eventuais predadores como para desferir ataques às suas presas.

Conservação e Meio Ambiente: a traíra é uma espécie amplamente distribuida pelo território brasileiro. A alta resistência a hipoxia* torna esses peixes importantes fontes de alimentos para muitas espécies de aves piscívoras e jacarés que vasculham as lagoas em busca de alimentos quando as águas estão baixasm no auge da seca.

Piscívoros:  animais que se alimentam de peixes
Hipoxia*: Hipóxia significa baixo teor de oxigênio. Trata-se de um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos cuja ocorrência é atribuída a diversos fatores. Ela pode ser causada por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde uma obstrução física do fluxo sangüíneo em qualquer nível da circulação corpórea, anemia ou deslocamento para áreas com concentrações baixas de oxigênio no ar.

Fonte: Peixes do Rio das Mortes (Editora Unemat)

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem