TARTARUGA-DE-PENTE (Eretmochelys imbricata)

A tartaruga-de-pente, conhecida também como tartaruga-verdadeira, é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae.

A aparência da tartaruga-de-pente é semelhante a de outras tartarugas-marinhas. Tem o formato do corpo geralmente achatado, uma carapaça protetora, e braços como nadadeiras, adaptados para nadar em mar aberto. Os adultos podem ter entre 60-100 cm de comprimento e peso entre 43-80 kg em média.

A tartaruga-de-pente tem diversas características que a distinguem de outras espécies de tartarugas-marinhas. Sua cabeça alongada e cônica, termina em uma boca em forma de bico (a partir do qual seu nome comum é derivado), e seu bico é mais evidente e curvo do que em outras espécies de tartarugas-marinhas. Os braços da tartaruga-de-pente têm duas garras visíveis em cada nadadeira.

As tartarugas-de-pente são animais migratórios e têm uma ampla distribuição, sendo encontradas predominantemente em recifes tropicais dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. De todas as espécies de tartarugas-marinhas, a tartaruga-de-pente é a mais associada a águas tropicais. Existem duas subespécies: a Eretmochelys imbricata imbricata encontrada no Atlântico e a Eretmochelys imbricata bissa encontrada na região do Indo-Pacífico.

A tartaruga-de-pente tem como habitat natural recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas.

Sua alimentação consiste de esponjas, anêmonas, lulas e camarões; sua cabeça estreita e sua boca com um formato de bico permite buscar o alimento nas fendas dos recifes de coral. Elas também se alimentam de outros invertebrados, como por exemplo ctenóforos e medusas.

Não se sabe muito sobre o ciclo de vida da tartaruga-de-pente. Sabe-se que acasalam-se a cada 2 anos, em lagoas isoladas em ilhas remotas ao longo de sua distribuição. As fêmeas durante a noite, cavam buracos nas areias das praias com suas nadadeiras traseiras, e após colocarem seus ovos cobrem-os com areia e voltam para o mar. Os filhotes nascem após cerca de 2 meses e caminham instintivamente em direção ao mar. Filhotes recém-nascidos que não atingem a água até o amanhecer são predados por aves marinhas, caranguejos e outros predadores.

Por causa de sua dura carapaça, os únicos predadores de tartarugas adultas são os tubarões, crocodilos-de-água-salgada, polvos, e algumas espécies de peixes pelágicos.

A tartaruga-de-pente é uma espécie criticamente ameaçada de extinção pela IUCN (2008). De acordo com a IUCN, as principais ameaças para a espécie são: o comércio de tartarugas, a coleta de ovos (especialmente no sudeste asiático), o abate por pescadores que utilizam sua carne como isca de tubarão, a destruição dos habitats de nidificação, a hibridação com outras espécies de tartarugas-marinhas, a ingestão de detritos marinhos, as redes de pesca e a poluição das águas por petróleo (especialmente no Oriente Médio).


Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem