Foca-Leopardo | Características Gerais da Foca-Leopardo

Foca-Leopardo | Características Gerais da Foca-Leopardo

FOCA-LEOPARDO (Hydrurga leptonyx)
Foca-Leopardo (Hydrurga leptonyx)
A foca-leopardo é a segunda maior espécie de foca na Antártida (depois da foca-elefante-do-sul, conhecida também como elefante-marinho). É a mais comum no hemisfério sul ao longo da costa da Antártida e na maioria das ilhas sub-Antárticas, mas também pode ser encontrada na costa do sul da Austrália, Tasmânia, África do Sul, Nova Zelândia, Ilha de Lord Howe, Terra do Fogo, Ilhas Cook, e na costa Atlântica da América do Sul. Ela pode viver 26 anos ou mais. As orcas e os grandes tubarões são os únicos predadores naturais das focas-leopardo.

Junto com todas as outras focas verdadeiras (sem orelhas), ela pertence à família Phocidae, e é a única espécie no gênero Hydrurga. O nome hydrurga significa "trabalhador da água" e leptonyx é o grego para "pequena garra".

A foca-leopardo é grande e musculosa, com um dorso cinza escuro e cinza claro na região do estômago. Sua garganta é esbranquiçada com manchas pretas que dão a foca seu nome comum. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. O comprimento total dessa espécie varia de 2,4-3,5 m e pode pesar de 200 a 600 kg. Essa espécie tem aproximadamente o mesmo comprimento da morsa-do-norte, mas normalmente tem menos da metade do seu peso.

Os dentes da frente são afiados como os de outros carnívoros, mas os seus molares travam juntos de uma forma que lhes permite peneirar o krill da água, da mesma maneira que a foca-caranguejeira.

A foca-leopardo vive nas águas frias que cercam a Antártida. Durante os meses de verão, caça entre o gelo ao redor do continente, passando quase todo o seu tempo na água. No inverno, ela alcança o norte das ilhas subantárticas.

A foca-leopardo é uma criatura solitária e se junta a pequenos grupos apenas quando é hora de acasalar. Depois de uma gestação de nove meses, a fêmea cava um buraco no gelo, e dá à luz um único filhote durante o verão antártico. Ela protege o filhote até que ele seja capaz de cuidar de si mesmo.

A foca-leopardo é ousada, poderosa e curiosa. Na água, há uma linha muito tênue entre a curiosidade e o comportamento predatório, e ela pode "brincar" com os pinguins que não pretende comer. Há também registros de focas-leopardo atacando mergulhadores.

Dentre os predadores de topo da Antártida, a foca-leopardo é o segundo depois da orca. Seus dentes caninos têm 2,5 cm. Ela se alimenta de uma grande variedade de criaturas. Focas menores provavelmente comem principalmente krill, mas também lulas e peixes. Grandes focas-leopardo provavelmente trocam o krill por presas mais substanciais, incluindo o pinguim-imperador, pinguim-rei, pinguim-de-adélia, pinguim-gentoo, pinguim-saltador-da-rocha, e menos frequentemente, outras focas como a foca-caranguejeira.

Quando caça pinguins, a foca-leopardo patrulha as águas perto das bordas do gelo, quase completamente submersa, esperando que as aves entrem no oceano. Ela é favorecida nesta empreitada pelos pinguins em si, que quase sempre empurram um deles para a água à frente de si mesmos. Ela mata a ave nadadora agarrando os pés, em seguida, agitando vigorosamente o pinguim e batendo seu corpo contra a superfície da água várias vezes até que o pinguim esteja morto.

Foca Leopardo Captura Pinguim na Antártica

Foca Leopardo Captura Pinguim na Antártica

Fotos feitas de uma foca-leopardo  capturando um pinguim na Península Antártica. As fotos foram divulgadas pelo site do jornal britânico "Daily Mail". As fotos foram feitas em 2009 pelo militar israelense Amos Nachoum, de 63 anos. A cena se passa nas águas de Porto Lockroy, na costa noroeste da Ilha Wiencke, onde há muitas colônias de pinguins. As focas-leopardos comem até 12 pinguins em um único dia. Além deles, costumam se alimentar de krill (invertebrados parecidos com o camarão), lulas e peixes.

Foca Leopardo Captura Pinguim na Antártica
Postagem Anterior Próxima Postagem