GATO-PESCADOR (Prionailurus viverrinus)

O gato-pescador é um felino selvagem encontrado no sul e sudeste da Ásia. Em 2008, a IUCN classificou o gato-pescador como "ameaçado de extinção", uma vez que estão concentrados principalmente em habitats de zonas húmidas, que são cada vez mais degradados. Durante a última década, a população de gatos-pescadores sofreu um grave declínio por toda a Ásia.

Assim como seu parente mais próximo, o gato-leopardo, o gato-pescador vive ao longo dos rios, córregos e manguezais. Ele está bem adaptado a este habitat, sendo um hábil nadador.

Características
O gato-pescador é um felino de tamanho médio. Sua pele tem uma cor cinza-oliva com manchas escuras ao longo do corpo. A cara tem uma aparência distinta com um nariz chato.

Um gato-pescador adulto é cerca de duas vezes o tamanho de um gato-doméstico, com um comprimento de cabeça-corpo que geralmente varia de 57-78 cm, e de 20-30 cm de cauda. Alguns indivíduos muito maiores já foram relatados, até 115 cm de comprimento. Gatos-pescadores adultos pesam cerca 5-16 kg.

As membranas inter-digitais em suas patas ajudam esse felino a ganhar uma melhor tração em ambientes lamacentos e aquáticos, como outros mamíferos que vivem em ambientes semi-aquáticos. É um dos poucos felinos que não é capaz de retrair completamente as garras (os outros são o guepardo, o gato-de-cabeça-chata e o gato-de-iriomote).

Distribuição e habitat
A área de distribuição do gato-pescador se estende desde o leste do Paquistão até a região de Terai no sopé do Himalaia na Índia e Nepal, em Bangladesh e no Sri Lanka.

Eles estão fortemente associados com zonas húmidas, e normalmente são encontradas em pântanos e áreas pantanosas, lagoas, rios e áreas de mangue. Ao longo de cursos de água foram registrados em altitudes de até 1.525 m, no Himalaia indiano, mas a maioria dos registros são das áreas de várzea. Embora os gatos-pescadores estejam amplamente distribuídos através de uma variedade de tipos de habitats, a sua ocorrência tende a ser altamente localizada.

Ecologia e comportamento
Os gatos-pescadores são solitários e principalmente noturnos. Como outros pequenos felinos, eles defendem seu território, pulverizando urina e esfregando as bochechas para deixar marcas de cheiro que definem seus territórios. Como muitos outros felinos, os gatos-pescadores arranham árvores, que serve não só para marcar território, mas também para manter as garras. As fêmeas foram relatadas em territórios de 4-6 km2, enquanto os machos em uma área mais ampla 16-22 km2.

Como o nome indica, o peixe é a sua principal presa. Caçam ao longo das margens dos cursos de água, agarrando a presa da água, e às vezes mergulhando para capturar presas que estão mais longe das margens. Eles também caçam outros animais aquáticos, como rãs, aves aquáticas, e lagostas, bem como animais terrestres, tais como roedores, pássaros, cobras e até filhotes de chital.

Reprodução e desenvolvimento
Gatos-pescadores podem se acasalar em qualquer época do ano, embora seja mais comum entre janeiro e fevereiro. A fêmea dá à luz a 2-3 filhotes depois de um período de gestação de 63-70 dias. Os filhotes pesam cerca de 170 g quando nascem, e são capazes de andar ativamente com a idade de um mês. Eles começam a comer alimentos sólidos em cerca de 2 meses, mas não estão totalmente desmamados por 6 meses. Atingem o tamanho adulto em torno de 8 meses e meio, e estão sexualmente maduros em 15 meses. Podem viver até 10 anos em cativeiro.

Ameaças
Os Gatos-pescadores estão ameaçados devido à sua dependência de zonas húmidas, que são cada vez mais transformadas em áreas para a agricultura, e também devido à exploração humana dos recursos pesqueiros locais.

Conservação
O gato-pescador está incluído no Apêndice II da CITES, e protegido por legislação nacional na maior parte da sua área de distribuição. A caça é proibida em Bangladesh, Camboja, China, Índia, Indonésia, Miamar, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Tailândia. No Butão e no Vietnã, a espécie não está protegida fora das áreas de conservação.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem