LINCE-VERMELHO (Lynx rufus)

O lince-vermelho é um felino nativo da América do Norte e tem a maior distribuição que qualquer outro felino nativo da América do Norte. Como outros linces, tem pernas longas em relação ao tamanho do seu corpo. As orelhas são grandes, mas os tufos pretos nas pontas são menos visíveis do que as de seus parentes, e pode ser totalmente ausente. A pelagem é curta, macia e densa. Os machos geralmente são maiores que as fêmeas, e também há uma variação geográfica significativa no tamanho - os linces-vermelhos no norte tendem a ser maiores que os do Sul.

O lince-vermelho se assemelha a outras espécies do gênero Lynx, mas é, em média, a menor das quatro. Linces-vermelhos nas regiões desérticas do sudoeste têm a pele com coloração mais clara, enquanto no norte, em regiões florestadas são escuros.

Um lince-vermelho adulto macho mede entre 71-100 cm de comprimento, com uma curta cauda de 10-18 cm. O peso de um macho adulto varia entre 9-14 kg. As fêmeas pesam em média, cerca de 5,9-9,5 kg.

Ditribuição e Habitat
O lince-vermelho ocorre do sul do Canadá ao norte do México, incluindo a maior parte dos Estados Unidos continental. O lince-vermelho é um predador adaptável que habita áreas arborizadas, bem como semi-desertos, bordas urbanas, bordas de matas e ambientes de pântanos. Ele ainda ocorre em grande parte da sua área de distribuição original e com populações saudáveis.

Comportamento e dieta
Como a maioria dos outros felinos, o lince-vermelho tem um estilo de vida solitário, exceto durante a época de acasalamento. Os territórios são muito variáveis, dependendo do habitat, e variam de 6 -325 km2. Machos e fêmeas mantêm seus territórios pela marcação de cheiro, usando fezes, urina e arranhões. Os territórios dos machos geralmente coincidem com os de outros machos, bem como de fêmeas.

Embora o lince-vermelho seja geralmente mais ativo ao amanhecer e ao entardecer, em algumas partes da sua área de distribuição é mais noturno, enquanto em outras áreas é comumente visto durante o dia, especialmente durante o inverno, quando as presas são mais escassas. Sua dieta é composta por coelhos e lebres, mas também terá uma grande variedade de outras presas, variando em tamanho, de ratos a veados. É capaz de caçar presas de até dez vezes o peso de seu próprio corpo.

Reprodução
O período de gestação dura cerca de 60-70 dias e nascem de 1-6 filhotes, mas geralmente 2-4 que nascem em Abril ou Maio. Normalmente, os filhotes são dependentes da mãe até cerca de 7 meses de idade. As fêmeas estão sexualmente maduras quando atingem 1 ano de idade, enquanto os machos não acasalam até o segundo ano.

Conservação
O lince-vermelho está listado no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), o que significa que não é considerado ameaçado de extinção, mas que a caça e o comércio devem ser monitorados de perto.

O lince-vermelho é valorizado tanto por sua pele quanto pela caça esportiva. É caçado e capturado por seres humanos, mas tem mantido uma alta população, mesmo no sul dos Estados Unidos, onde é amplamente caçado. A caça regulamentada ainda continua, com metade da mortalidade de algumas populações sendo atribuídas a esta causa. Como resultado, a taxa de mortes de lince-vermelho é maior no inverno, quando a temporada de caça geralmente é aberta.

Subespécies
    Lynx rufus rufus - leste e centro-oeste dos Estados Unidos
    Lynx rufus gigas - norte de Nova York a Nova Escócia e New Brunswick
    Lynx rufus baileyi - sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México
    Lynx rufus californicus - Califórnia
    Lynx rufus mohavensis - Deserto Mojave da Califórnia
    Lynx rufus escuinipae - região central do México
    Lynx rufus oaxacensis - Oaxaca
    Lynx rufus peninsularis - Baixa Califórnia
    Lynx rufus texensis - oeste da Louisiana, Texas, Oklahoma, Tamaulipas, Nuevo León e Coahuila
   Lynx rufus fasciatus - Oregon, Washington, noroeste da Califórnia e sudoeste da Colúmbia Britânica
   Lynx rufus pallescens - noroeste dos Estados Unidos e sul da Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan
    Lynx rufus floridanus - sudeste dos Estados Unidos, do Mississippi até o sudoeste de Missouri e sul de Illinois
    Lynx rufus superiorensis - região oeste dos Grandes Lagos, incluindo Michigan, Wisconsin, sul de Ontário, e Minnesota

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem