Macaco-Barrigudo (Lagothrix lagotricha)

Macaco-Barrigudo (Lagothrix lagotricha)

Macaco-Barrigudo (Lagothrix lagotricha)
O Macaco-Barrigudo é um primata que habita florestas úmidas e primárias inundadas e não inundadas, na região da floresta amazônica brasileira, colombiana e venezuelana. É um animal que possui uma coloração pálida, marrom escura ou cinza, puxando para o preto.

Alimentam-se principalmente de frutas, mas também comem sementes, gomas, flores e algumas presas animais. Chegam a ingerir aproximadamente 30% do peso de seu corpo, em alimentos, em um único dia.

Os macacos-barrigudos possuem hábitos diurnos, são arborícolas e gregários, ou seja, vivem em grupos. Estes grupos geralmente são compostos de cerca de 30 indivíduos, mas podem variar de 5 a 70. Possuem uma cauda preênsil e longa, de até 72 cm, que funciona como um quinto membro, pois conseguem apoiar o corpo apenas com ela. No chão costumam andar de forma bípede e emitem cerca de 14 tipos de vocalizações diferentes.

O período de gestação dura 225 dias, nascendo geralmente um filhote. Ele permanece agarrado à mãe, que o amamenta ao longo de 9 a 12 meses. Ao nascer, o filhote pesa cerca de 140 g, mas o peso em um animal adulto chega até 10 kg nos machos. Atingem a maturidade sexual após os 5 anos e chegam a viver 24 nos.

As principais ameaças para o macaco-barrigudo são a caça e a destruição do seu habitat.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem