REFÚGIO BIOLÓGICO BELA VISTA - PR

O Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de conservação criada em 27 de junho de 1984, com 1.920 hectares para receber milhares de plantas e animais desalojados quando da formação do reservatório de Itaipu. Localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu e a Ilha Grande, desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente na Tríplice Fronteira. É o mais antigo e bem-sucedido projeto nessa área.

Além disso, a reserva integra uma espécie de corredor verde, que liga o Parque Nacional do Iguaçu a Guaíra, passando pelas faixa de proteção (mata ciliar) do reservatório, nas margens brasileira e paraguaia, e totalizando 40 mil hectares.

O Refúgio Biológico Bela Vista, unidade de conservação criada em 27 de junho de 1984, com 1.920 hectares, que fazem parte dos 34 mil hectares de toda a floresta existente. Deste total, 4,6 mil são áreas delimitadas para três refúgios biológicos – Bela Vista , Santa Helena e Maracajú. Nos 29,5 mil hectares restantes, compreende a vegetação da faixa de proteção do reservatório, formada pelo plantio de aproximadamente 24 milhões de mudas de árvores consolidado no final dos anos 90. Essa mata ciliar que varia em 200 metros de largura, dá suporte a fauna e flora locais, integrando-se a um corredor de biodiversidade, unindo o Bioma Pampa ao Pantanal Mato-grossense. Fruto da consciência conservacionista, o Refúgio Biológico Bela Vista é referência internacional no setor elétrico, onde seus técnicos gestaram iniciativas como a produção de mudas florestais nativas, o reflorestamento da mata ciliar do reservatório, a criação de animais silvestres em cativeiro e o desenvolvimento de pesquisas científicas. Também surgiu o conceito inovador do Canal da Piracema, que oferece aos peixes a possibilidade de transpor a barragem da Itaipu no período de reprodução. Novas estruturas que aplicadas a conceitos inovadores de sustentabilidade, aliados a experiência de profissionais visionários, hoje o Refúgio Biológico Bela Vista também conta com Zoológico, Hospital Veterinário, quarentena, projetos de educação ambiental e Projeto de Plantas Medicinais. O Refúgio Biológico Bela Vista integrado no Complexo Turístico Itaipu, oferece alternativa de visitação turística na cidade de Foz do Iguaçu, PR. As trilhas do Refúgio Biológico Bela Vista promovem uma intima conexão entre homem-natureza e permite conhecer o canal de piracema, o Zoológico Roberto Ribas Lange, setor de produção de mudas florestais e criadouro de animais silvestres.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem