REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE CORIXÃO DA MATA AZUL - MATO GROSSO

O Refúgio da Vida Silvestre Corixão da Mata Azul, localizado nos municípios de Novo Santo Antônio e Cocalinho, no Mato Grosso, foi criado em 2001 com 40.000 hectares. Seu objetivo é proteger ambientes naturais assegurando condições para a existência ou reprodução de espécies, comunidades da flora local, da fauna residente ou migratória1.

Segundo a FEMA² o RVS está em uma região de exuberância típica de áreas inundadas de cerrado, plenas da palmeira buriti, e abrange a planície fluvial do Rio das Mortes, onde os alagamentos são periódicos. Os capões de mata inundável são as marcas do cenário, também rico em matas de galeria, que ao longo dos rios formam "ilhas" florestais. Ariranhas, capivaras, botos-cor-de-rosa e outros animais são fáceis de serem encontrados na UC, que é além disso refúgio reprodutório de tartarugas amazônicas.

Está em uma região de contato entre as fitofisionomias Savana e Formações Pioneiras, localiza-se na Bacia do rio Araguaia, inteiramente no bioma Cerrado. Segundo dados do INPE, considerado o desmatamento monitorado até 2009, 338 ha da RVS já foram desmatados.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem