REGIÕES FAUNÍSTICAS DO PLANETA

Zoogeografia é o ramo de biogeografia que estuda a distribuição geográfica das espécies animais. Além de mapear a distribuição atual das espécies, os zoogeógrafos formulam teorias para explicar essa distribuição, baseados em informações sobre geografia, fisiografia, clima e história geológica, assim como o conhecimento da história evolutiva dos animais e as relações entre eles.

Um dos pioneiros dos estudos zoogeográficos foi Alfred Russel Wallace. Sua divisão do globo em regiões faunísticas proposta, com pequenas alterações e ampliações, ainda é aceita na atualidade.

Distribuição por disperção
A capacidade de dispersão por grandes distancias varia muito de grupo para grupo. Protozoários enquistados, tardígrados, rotíferos, esporos de fungos e muitos outros organismos pequenos são capazes de suportar condições adversas e podem ser levados a grandes distâncias pelo vento e, assim, não é surpreendente que muitas dessas formas apresentem ampla distribuição.

Regiões faunísticas
O povoamento zoológico das diversas regiões do planeta coincide com alguns dos principais tipos de vegetação conhecidos. Estes, por sua vez, têm suas características determinadas, em grande parte por fatores de ordem climática. Existem seis ou sete regiões faunísticas definidas pelos zoogeógrafos. A maioria delas coincide com uma massa continental separada de outras regiões por oceanos, cadeias de montanhas ou desertos. Denominam-se paleoártica (Europa, norte da África e norte da Ásia); etíope (África subsaariana); oriental; australiana; neoártica (América do Norte e Groenlândia); neotropical (América do Sul, América Central e México|México central) e antártica.
As regiões paleoártica e neoártica são muitas vezes combinadas numa só, chamada holártica. Alguns autores consideram as regiões neotropical, australiana e antártica tão específicas que as elevam à condição de unidades maiores, denominadas reinos, hierarquicamente equivalentes à combinação das outras. Os reinos seriam então neogéia (neotropical), notogéia (australiana), metagéia (holártica, oriental e etíope) e antártica.

Influência do meio
Entre os fatores externos que atuam sobre os animais, um dos mais importantes é a temperatura. Conforme a capacidade de resistência às variações, os animais podem ser classificados em dois grupos: os estenotermos, muito sensíveis (por exemplo, peixes e alguns insetos, que morrem em decorrência da mudança brusca de temperatura), e os euritermos, que suportam grandes oscilações.

Influência com o meio
Para a compreensão da distribuição geográfica dos animais, é esclarecedor o estudo da paisagem. Assim, nas florestas equatorial|equatoriais-tropical|tropicais, à semelhança do que se verifica com a vegetação, encontra-se grande variedade de espécies animais. As sinúsias (estratos de vegetação no interior da mata identificados por apresentarem espécies características) proporcionam diferentes ambientes para os animais.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem