RESERVA ECOLÓGICA DA MATA DO BACURIZAL E DO LAGO CARAPARÚ - PARÁ

A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu é uma Unidade de Conservação do município de Salvaterra, na Ilha de Marajó - Pará. Ela foi criada para proteger os ambientes costeiros da Ilha de Marajó, pela conservação dos recursos bióticos e abióticos, a pesquisa científica, a educação ambiental e o ecoturismo.

A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu foi criada com objetivo de proteger os ambientes costeiros nessa porção leste da Ilha de Marajó, pela conservação dos recursos bióticos e abióticos, a pesquisa científica, a educação ambiental e o ecoturismo, buscando sempre a integração sustentável com as atividades de comunidades pesqueiras tradicionais.
A cidade de Salvaterra fica na parte leste da Ilha de Marajó e é banhada pelo rio Paracauari e pela Baia de Marajó. Ela reúne uma rica história, pois a colonização dessa parte da Ilha iniciou no Século 17 pelos padres Jesuítas. Dessa época restam várias ruínas de igrejas e enormes poços comunitários, todos feitos de pedra, alguns deles ainda em uso pelos moradores. Outro destaque da região são as grandes belezas naturais e culturais, como as belíssimas praias de areia branca e águas claras, os mangues repletos de pássaros, as imensas fazendas de criação de búfalos e cavalos marajoaras. Ao longo do ano são realizadas festas tradicionais com bonitas cantorias e muitos jovens apresentando a dança marajoara e as comidas típicas como o charque, a manteiga e o requeijão de búfalo, além do famoso “turu” – um molusco exótico com aparência de minhoca. As atividades esportivas típicas do caboclo da região leste do Marajó são a luta marajoara, a corrida de cavalos e búfalos e o basquete a cavalo. Tudo isso deu à bela cidade de Salvaterra o título de “Princesinha do Marajó”.

A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu é administrada por uma equipe de técnicos e ambientalistas da Prefeitura Municipal de Salvaterra, que desenvolve ações de proteção, sempre com envolvimento da comunidade em atividades educativas e de desenvolvimento do turismo sustentável.
A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu se situa a apenas 2 km do centro da cidade de Salvaterra. Essa Unidade de Conservação integra dois ambientes com características e usos distintos, que são a “Mata do Bacurizal” e o “Lago Caraparu”.


A “Mata do Bacurizal” se localiza as margens da Baía do Marajó, num ambiente bastante preservado que abriga grande número de exemplares da fauna e da flora regional, entre eles o bacurizeiro – árvore que inspirou o nome dessa Unidade de Conservação. O bacuri é uma árvore de grande importância econômica para os moradores locais. As frutas saborosas são bastante apreciadas pela população que a usam no preparo de sucos, doces, geléias etc. A madeira do bacuri é considerada nobre, muito procurada para a confecção de móveis rústicos. Na área da “Mata do Bacurizal” há a Pousada dos Guarás, que tem infraestrutura para receber turistas, com oferta de serviço de guias para apresentar as belezas da região. A “Mata do Bacurizal” possui um grande número de trilhas, muitos das quais utilizadas pelos amantes da natureza para caminhadas matinais ou mesmo ao final do dia. Pelas trilhas é possível ter acesso aos manguezais, ao Porto de Pescadores da Tapera Campina e à belíssima Praia de São João. Devido à grande quantidade de árvores de grande porte, o interior da mata é escuro, frio e úmido. As árvores de grande porte também são muito usadas para a prática do arborismo e, outras, especiais, são utilizadas para fins medicinais, por isso é comum encontrar no interior da mata catadoras de sementes e raízes ou nativos extraindo leite, por exemplo, do amapazeiro, outra árvore de grande porte usada, inclusive, para combater a tuberculose. São encontradas também algumas palmeiras, principalmente tucumã (Astrocaryum vulgare) e inajá (Maximiliana maripa). Na região da “Mata do Bacurizal” há uma grande diversidade de animais que podem ser avistados pelos turistas, como macacos de cheiro e o macaco-prego e uma enorme variedade de representantes da avifauna, como, tucanos, araras, papagaios, periquitos, guarás, garças, entre outros. Às margens dos igarapés, nas áreas de mangue de água clara, é possível ver diversos peixes coloridos, além dos caranguejos que são muito apreciados pelos moradores.

O “Lago Caraparu” é um lugar belíssimo de águas escuras, sendo bastante usado pela população local, especialmente pelas crianças que se refrescam em suas águas frias. O “Lago Caraparu” se comunica com a Baía do Marajó, onde deságua suas águas. Ele se situa perto da Praia Grande de Salvaterra, de areia branca, água limpa e muita vegetação, o que faz ser mais freqüentada pelos moradores da cidade.
Vale destacar que a Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu é considerada de significativa relevância ao equilíbrio ambiental por ser local de abrigo, reprodução e fonte de alimento de inúmeras aves migratórias, particularmente dos belíssimos guarás (Eudocimus ruber), espécie de pássaro costeiro que consta na lista oficial de animais em extinção.
É certo que a Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu representa um grande patrimônio ecológico pela riqueza de espécies e particularidades ambientais, o que justifica a aplicação constante de investimentos em estudos da biodiversidade e projetos de desenvolvimento local para garantir a proteção desse tesouro da Ilha de Marajó.

Fonte: http://www.vozdomarajo.com

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem