Evolução dos Répteis

Evolução dos Répteis

Evolução dos RépteisPrincipais características dos répteis

Primeiro vamos começar com as características dos répteis, que são da classe Reptília, que significa rastejar em latim. E depois vamos para sua evolução. Suas principais características são:

- Pele resistente a dessecamento;
- Ovos com casca, resistentes a dessecamento;
- Possuem dentição mais especializada e serve como defesa
- Possuem capacidade de se locomover fora da água com facilidade;
- Possuem 4 membros, exceto as cobras;
- Reprodução sexuada interna com órgão copulador;

A saída da água para a terra e um fim para vida:

Há cerca de 300 a 360 milhões de anos, os répteis emergiram da água para se tornar animais inteiramente terrestres. Essa evolução deu a eles a oportunidade de levar vantagem sobre os anfíbios, seus ancestrais. Nessa época, a terra firme oferecia as condições de vida ideais: as plantas primitivas cobriam o solo e os insetos já existiam, o que significa alimentação abundante.  Mas essa dominância dos répteis na terra teve seu fim. Há cerca de 65 milhões de anos, o planeta era dominado pelos dinossauros, que haviam criado formas adaptadas á maior parte dos habitats e eram capazes de se beneficiar de quase todos os nichos ecológicos. Num período de tempo exatamente curto (na escala das eras geológicas), toda essa fauna muito rica, diversificada e exuberante desapareceu completamente: não somente espécies foram extintas, mas também famílias, gêneros inteiros de répteis de todos os tamanhos que viviam em todas as latitudes.

Diversas causas foram apontadas para explicar esse incrível acontecimento. Algumas pareciam mais plausíveis, outras mais se assemelhavam a tentativas desesperadas de explicar o impossível. A teoria mais aceita leva em conta uma modificação profunda do clima, que sofreu nessa época um importante resfriamento (causado talvez pelo impacto de um enorme meteorito sobre o nosso planeta).

E os dinossauros, incapazes de conservar uma temperatura corporal suficiente, os grandes répteis não tiveram a menor chance de escapar das novas condições e desapareceram em massa. E esse meteoro que caiu na Terra, sua cratera teria seu diâmetro de 14 quilômetros. Teria caído na região do golfo do México. A força daquele impacto teria sido suficiente para devastar tudo ao redor imediatamente. Em seguida, uma gigantesca nuvem de poeira teria coberto o planeta por um longo período, impedindo a entrada de luz solar e provocado a morte de plantas e animais. Sem alimentação abundante, os dinossauros teriam sido levados à extinção.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem