Os Squamatas (Lagartos e Cobras)

Os Squamatas (Lagartos e Cobras)

Os camaleões
Os camaleões são notáveis por causa de seus olhos e sua capacidade de mudar de cor. A sua cauda é preênsil e as mãos em forma de pinças permitem que eles se agarrem com firmeza ao suporte em que estão para que se lancem sobre os insetos dos quais se alimentam e que eles capturam impulsionando a longa língua como um raio. A língua pode atingir o comprimento total do corpo e da cauda e é revestida de uma cola que funciona como um papa-mosca.

Os camaleões não são os únicos répteis que conseguem mudar de cor.  Alguns lagartos também conseguem. E em junho de 2006, cientistas descobriram nas florestas do Kalimantan, em Bornéu, uma serpente aquática capaz de passar de marrom avermelhado ao branco total.

Mudança de temperatura e o metabolismo dos répteis
Os répteis tem sangue frio, por que a temperatura de seus corpos pode ficar bem abaixo da considerada normal no corpo dos mamíferos. A temperatura dos répteis é variada, sua temperatura interna depende da temperatura do ambiente. E para controlar, sua temperatura, eles se expõem ao sol. O metabolismo dos répteis é mais lento do que as dos mamíferos, lhes permitindo consumir menos calorias, e assim, alimentar-se bem menos.

O veneno das serpentes
O número de serpentes venenosas representa uma pequena porcentagem do número total das serpentes existentes (cerca de 400); e o número de espécies que traz perigo mortal para o ser humano é ainda bem menor (no máximo 50). A australiana taipan, a cobra-real, a mamba-negra e algumas serpentes marinhas são consideradas como as mais perigosas. Dependendo da composição, o veneno age sobre diferentes órgãos da vítima: pode provocar uma parada cardíaca, parada respiratória, destruição dos tecidos, hemorragias internas ou uma combinação desses diferentes efeitos associados a um estado de choque profundo. Mas seu veneno ajuda digerir, pois possui substancias tóxicas, enzimas que dão início á digestão dos tecidos da presa desde que entram no corpo dela. E as serpentes não peçonhentas, ou seja, sem veneno, sufocam a presa.

Além das serpentes, existem dois únicos lagartos venenosos, que vivem nas regiões áridas do sul dos Estados Unidos e do norte do México: o lagarto-de-contas e o monstro-gila.

As serpentes com sua língua bífida, ou seja, uma língua bipartida. As duas pontas as língua captam partículas químicas odoríferas presentes no ar ou na terra. Essas partículas entram em contato com o órgão de Jacobson, localizado no céu da boca, que as analisa como se fosse os sentidos do paladar e do olfato juntos. Graças a esse sensor ultra-aperfeiçoado, a serpente é capaz de seguir o rastro da presa atingida até o local onde ela vai tombar, vítima do veneno. Existe também um lagarto que possui uma língua bífida também, o teiú.

 As maiores pítons oficialmente medidos ultrapassam os 10 metros de comprimento, enquanto uma minúscula cobra da Índia atinge no máximo 12 centímetros na idade adulta. E o dragão-de-komodo, um lagarto gigante que tem de 2,50 a 3 metros de comprimento e pesa mais de 100 quilos.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem