PADRÃO DE DRENAGEM OU REDE DE DRENAGEM EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA

Padrão de drenagem: Também conhecido como rede de drenagem, é o formato ou o aspecto que apresenta o traçado do conjunto dos talvegues de uma bacia hidrográfica. Este padrão ou desenho está intimamente relacionado a caracteristicas geológicas e geotectônicas da área, sendo portanto importante elemento diagnóstico e interpretativo.

 Segundo a densidade
A densidade de talvegues é inversamente proporcional à porosidade do terreno. Em terrenos porosos a água da chuva se infiltra mais facilmente e em terrenos menos porosos aumenta a quantidade de água que flue sobre a superfície, aumentando o ravinamento e dando origem a uma maior quantidade de talvegues. Isto é facilmente observado em fotografias aéreas: em litologias que produzem solos mais argilosos como folhelhos, ardósias, filitos, xistos micáceos e lavas basálticas o terreno se apresenta profusamente ravinado e em litologias que produzem solos mais arenosos, como arenitos, gnaisses e granitos, as ravinas são mais esparsas. É claro que este ravinamento também depende da pluviometria da área, sendo pois necessário muito cuidado para não transpor os dados interpretativos de uma área de alta pluviosidade para outra de baixa, mesmo que a geologia seja semelhante.

Segundo a forma

Dendrítico
Padrão de forma arborescente, ou que lembra as nervuras de uma folha vegetal. Típico de áreas cobertas por rochas horizontais, não fraturadas e isotrópica em relação à erosão pluvia e fluvial. Constitui um padrão onde os talvegues tem variados comprimentos e não possuem nunhuma orientação preferencial ou uma organização sistemática.

É típico de rochas sedimentares horizontais, podendo também ocorrer em rochas de baixo grau metamórfico (ardósias e filitos) horizontais ou subhorizontais. Pode também ocorrer em alguns derrames de lavas ou sedimentos de origem vulcânica.

Etimologia: Vem do grego dendros, que significa árvore.

Retangular
Padrão onde os cursos d'água se encontram em ângulos retos (90 graus), ou quase. Ocorre em rochas que foram submetidas a processos de diaclasamento e falhamentos. Estas estruturas são áreas onde a erosão pode progredir mais facilmente. Diz-se que a drenagem é condicionada pelas estruturas das rochas.
Pode ocorrer em arenitos diaclasados, derrames de lavas, rochas ígneas plutõnicas, onde as diáclases se formam no processo de resfriamento. Comumns também em rochas metamórficas submetidas a falhamentos e fraturamento.

Paralelo
Padrão de drenagem onde os talvegues são paralelos a sub-paralelos entre si. Típico de regiões onde houve falhamento intenso em uma única direção e em camadas sedimentares levemente inclinadas, aflorantes em regiões de topografia suave, onde os contatos geológicos se apresentam mais ou menos retílineos.

Treliça
Padrão caracterizado pela existência de cursos d'água longos e por um conjunto de tributários de cursos curtos e que desembocam em ângulos retos no curso maior.

É um padrão que se desenvolve em regiões dobradas, com uma sucessão de sinclinais e anticlinais de eixos horizontais a subhorizontais, onde os cursos maiores se encaixam em vales sinclinais e os cursos menores descem pelas abas destas dobras.

Etimologia= vem do francês trellis = cerca, grade

Radial
Padrão caracterizado por talvegues que se dispõe radialmente a uma estrutura ou região mais elevada. Ocorre em estruturas vulcânicas, em áreas sedimentares soerguidas por domos salinos e em áreas onde afloram plútons ígneos que devido à erosão diferencial são realçados na topografia.
Abaixo há uma fotografia de um vulcão onde se pode observar uma drenagem radial.

Anelar
Padrão caracterizado por um drenagem radial e alguns cursos que se colocam como segmentos de arcos ao redor de um ponto mais elevado a montante da drenagem radial.

É um padrão onde uma drenagem radial se associa a uma drenagem concêntrica devidos a estruturas concêntricas. Muito comum em regiões que foram soerguidas por domos salinos (diápiros) ou intrusões ígneas. As fraturas foram formadas pela ruptura das rochas intrudidas e soerguidas.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem