PELO MENOS 5 ESPÉCIES DEMARIPOSA ESTÃO AMEAÇADAS NO REINO UNIDO

Outras três foram extintas na última década, segundo relatório. Perda de habitat e diminuição de áreas rurais afeta animais, afirma ONG.

Um relatório divulgado pela ONG Butterfly Conservation na sexta-feira (1º) aponta a diminuição das populações de várias espécies de mariposas na Grã-Bretanha nos últimos anos, inclusive com extinções ocorrendo ao longo da última década.

Pelo menos cinco espécies de mariposa - a Macaria wauaria, a Euxoa nigricans, a Tholera cespitis, a Ennomos fuscantaria e a Graphiphora augur - tiveram perdas de 97% ou mais nas populações entre 1968 e 2007 no país. Para a Butterfly Conservation, elas estão ameaçadas de extinção na Grã-Bretanha.

Mariposa da espécie 'Smerinthus ocellata', encontrada na Grã-Bretanha (Foto: Divulgação/Butterfly Conservation)
Outras espécies, como a Ourapterys sambucaria, tiveram redução de 60% da população em 40 anos, segundo o relatório.

Três espécies de mariposa - a Jodia croceago, a Heliophobus reticulata e a Oria musculosa - foram extintas na Grã-Bretanha desde o início da década, diz o documento, intitulado "Condições das Grandes Mariposas Britânicas em 2013".

Em todo o século 20, foram 62 espécies de mariposas extintas na Grã-Bretanha, segundo a ONG. A perda de habitat e a diminuição de áreas rurais, cada vez mais urbanizadas e sendo substituídas por cidades, são os principais fatores para o declínio das populações, de acordo com o documento.

Mariposas como a 'Ourapteryx sambucaria', encontrada na Grã-Bretanha, tiveram redução de 60% no número de indivíduos nos últimos 40 anos, diz relatório (Foto: Divulgação/Butterfly Conservation)

Pelo menos 66% das maiores espécies de mariposas, mais comuns em várias regiões britânicas, sofreram diminuição e estão mais vulneráveis do que há 40 anos, diz o estudo.

No mesmo intervalo de tempo, ao menos 37% das espécies de mariposas britânicas tiveram reduções de mais da metade de sua população. As mariposas são um "indicador" da qualidade ambiental de uma determinada região e têm papel na cadeia alimentar em áreas de mata na Grã-Bretanha, segundo a ONG.

A diminuição das populações pode afetar a polinização das plantas e causar uma redução em populações de animais silvestres, como pássaros, pequenos mamíferos e morcegos que se alimentam delas, afirma a Butterfly Conservation.


Postagem Anterior Próxima Postagem