AMENDOIM (Arachis hypogaea)

Amendoim (Arachis hypogaea)
Amendoim
O amendoim é uma planta da família das leguminosas, subfamília das papilionáceas. A única espécie de valor econômico é Arachis hypogaea, à qual pertence o amendoim cultivado. É uma planta anual, pequena, com uma haste central ereta e ramos laterais pendentes. O fruto, de casca espessa, contém, conforme a variedade, de duas a cinco sementes, recobertas por uma fina película colorida. Ricas em proteínas e carboidratos, contêm ainda sais minerais e vitaminas A e B.

Uma tonelada de amendoim produz de 216 a 317kg de óleo e igual quantidade de polpa, o que patenteia a importância dessa leguminosa americana na alimentação humana e animal.

Arachis hypogaea
A peculiaridade do amendoim é ter flores aéreas e frutos subterrâneos. Após a polinização e conseqüente fertilização, a base do ovário se alonga para formar um pendão dotado de geotropismo positivo. Com os óvulos na extremidade, o pendão penetra no solo, aprofunda-se nele alguns centímetros e se encurva num ângulo de noventa graus, fazendo com que o desenvolvimento do fruto se realize paralelamente à superfície do solo.

Além da produção de óleo, o amendoim também é usado na fabricação de sabões especiais para branqueamento de lã e seda. Outro produto de grande importância é a manteiga de amendoim, que nos Estados Unidos absorve quase metade da produção. A torta obtida após a extração do óleo é de máxima importância na eliminação animal.

O amendoim é originário da região do Chaco, e cresce espontaneamente em várias áreas do México, Brasil, Paraguai e norte da Argentina, conquanto o núcleo de sua produção comercial tenha passado para a Ásia. Os maiores volumes de produção se registram na Índia e na China, e também nos Estados Unidos, Nigéria e Senegal. No Brasil, a liderança absoluta na produção cabe ao estado de São Paulo, sendo também produtores Rio Grande do Sul e Paraná.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem