BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DA QUINOA (Chenopodium quinoa Willd)

A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.; Amaranthaceae) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.

Quinoa e sua origem Há mais de 8.000 anos que os Incas a cultivavam, sua palavra tem origem Quechua (idioma dos antigos incas) que significa “Grano Madre” ou \"mãe dos seres humanos\", considerada uma planta sagrada para os Incas. 

Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades.


Após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.

Brasil
A quinoa apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras; por ser botanicamente diferente das espécies nativas, é mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo.

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas || 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.

A quinoa não contém glúten.

A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

Benefícios da quinoa para a saúde da mulher
Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.

Descubra qual é o grão ideal para você

Saiba como usar a chia para emagrecer

"O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", diz Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP). Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.

Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.
A Quinoa pertence à família Chenopodiaceae, do mesmo modo que o espinafre, beterraba e o mastruz. Suas folhas são ótimas fontes de proteína, fibras, minerais e vitaminas, quando novas podem ser consumidas assim como o espinafre, porem, devido apresentar quantidade elevada de nitrato a mesma deve passar pelo processo de cocção. Este alimento é considerado o melhor alimento de origem vegetal, devido seu alto valor nutricional.

A Quinoa foi selecionada pela Nasa, a fim de participar da dieta dos astronautas nos vôos extensos. Considerações Nutricionais Apresenta quantidade de proteínas e fibras elevada, a Quinoa permanece superior aos cereais (arroz, milho, cevada e trigo), porém, abaixo das leguminosas (feijão e soja), deste modo pode ser considerada um pseudocereal. Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (aqueles que devem ser obtidos pela alimentação por não ser produzido pelo organismo), sendo especialmente ricos em lisina e metionina (pouco encontrado no reino vegetal, este aminoácido essencial é fundamental para o desenvolvimento celular e crescimento do organismo), quando combinados com cereais ou leguminosas tornam a dieta mais equilibrada. Sua composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxilia na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas. Fonte de ferro, sua administração supri 74% das necessidades, em quanto o sulfato ferroso supri 55%. Sua fração lipidica é superior aos demais cereais, entretanto, é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais (linolêico e linolênico, representam 60%), concentração que favorece o consumo do seu óleo por ser mais estável, oxida com menos facilidade. Seu valor calórico faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias. 

Quem pode consumir? 
A Quinoa é recomendada para indivíduos de todas as faixas etárias.  Contem lisina, auxilia no desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos, memória e aprendizagem.  Seu teor de fibras elevado favorece bom funcionamento intestinal, alem de auxiliar na redução de gorduras e açúcares absorvidos. É indicado para vagetarianos por não consumirem alimentos de origem animal, a Quinoa torna-se uma excelente fonte protéica. 

Quantidade elevada de aminoácidos auxilia na recuperação das fibras musculares - Fácil digestibilidade; concentração reduzida de colesterol e gordura. É indicado para os Celíacos por apresentarem intolerância ao glúten (uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe, etc.), a Quinoa atua como alternativa de consumo no grupo dos cereais e suas propriedades favorecem auxilio para suprir algumas carências nutricionais para grupos populacionais com alto ídice de pobreza.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem