Begônia (Begonia rex, B. semperflorens)

Begônia (Begonia rex, B. semperflorens)

Begônia (Begonia rex, B. semperflorens)

Plantas tropicais difundidas em todo o mundo, as várias centenas de variedades de begônia podem ser separadas, do ponto de vista do cultivo, em dois grupos. No primeiro se incluem as variedades da begônia tuberosa e da begônia-real (Begonia rex), que são típicas de sombra e dão flores simples ou dobradas. Essas plantas, cuja característica fundamental é o colorido intenso e variegado das folhas, são as mais comuns em interiores. O segundo grupo é constituído pelas variedades da begônia-sempre-florida (B. semperflorens), mais rústicas, habituadas ao sol, discretas na folhagem e de porte mais alto, variando não raro de dois a três metros: entre elas figuram até mesmo algumas trepadeiras.

As numerosas espécies de begônias têm em comum o fato de se multiplicarem por sementes finíssimas cuja germinação se completa, em geral, em 15 dias.

Há duas maneiras para multiplicar a begônia-real a partir de uma simples folha saudável. Na primeira, a folha é plantada com a haste ou pecíolo, o qual, enterrado até a base, enraíza em cerca de um mês. Na segunda, fazem-se várias incisões nas nervuras da folha, que é presa, horizontalmente, sobre uma camada de areia sempre úmida: nos pontos cortados deverão surgir brotos.

Já as begônias tuberosas multiplicam-se pela separação dos tubérculos, como o tinhorão ou a dália. Na begônia-sempre-florida, a estaquia é um processo seguro: até num recipiente com água um fragmento de talo é capaz de emitir raízes.


Postagem Anterior Próxima Postagem