Camomila (Matricaria chamomilla)

Camomila (Matricaria chamomilla)

Camomila (Matricaria chamomilla)As diferentes espécies que se conhecem como camomila são plantas herbáceas dicotiledôneas, da família das compostas, já famosas na antiguidade por suas qualidades medicinais. A camomila comum ou matricária (Matricaria chamomilla), bastante conhecida no Brasil, pode alcançar cinqüenta centímetros de altura, com folhas recortadas em segmentos estreitos e alongados. Produz flores agrupadas em capítulos de centro amarelo e periferia branca. O chá de camomila é amplamente utilizado nas diarréias infantis e perturbações da digestão e como sedativo nos espasmos dolorosos.

Embora o termo camomila designe diversas plantas, aplica-se mais comumente a algumas de que se obtêm infusões calmantes e digestivas. Essas espécies procedem da bacia do Mediterrâneo e hoje ocorrem em muitas regiões do mundo em estado silvestre.

Há ainda outras espécies de camomila, como a romana (Anthemis nobilis). Nativa em várias regiões da Europa e da Ásia, é uma planta vivaz, com flores aromáticas que lembram as da matricária. Contêm como princípio ativo a antemina, utilizada como sudorífero, nas dispepsias, disenterias e cólicas espasmódicas. Essa espécie já teve muita importância  na veterinária como parasiticida.


Postagem Anterior Próxima Postagem