Carvalho (Quercus pedunculata)

Carvalho (Quercus pedunculata)

Carvalho (Quercus pedunculata)
O Carvalho (Quercus pedunculata) é uma árvore longeva, capaz de viver mais de 500 anos, e de porte imponente, variando entre vinte e quarenta metros de altura, o carvalho pertence ao gênero Quercus, da família das fagáceas, a mesma da faia e do castanheiro europeu. Existem cerca de 500 espécies, nas quais variam tanto o porte das plantas quanto a conformação das folhas.

O carvalho revestiu grande parte do solo da Europa e da América do Norte antes das intervenções do homem na natureza. É conhecido como carvalho-da-Europa no Brasil, onde foi introduzido no início do século XX, sobretudo em parques e jardins de zonas elevadas nos estados do Sul e do Sudeste.

O carvalho é uma planta monoica, ou seja, contém no mesmo pé flores de ambos os sexos. As masculinas agrupam-se em espigas delgadas e pendentes. As femininas, em espigas curtas, têm ovário de três lojas, em cada uma das quais são encontrados dois óvulos. Destes, só um se desenvolve, de maneira que o fruto -- chamado glande ou bolota e usado na alimentação de suínos -- é comparável a um aquênio (fruto pequeno e seco, de uma só semente).


As diferentes espécies de carvalho podem ser separadas em dois grupos, conforme suas folhas sejam persistentes ou não. Entre as espécies de folhas lobadas e caducas, uma das mais encontradas na Europa é o carvalho-pedunculado (Quercus pedunculata), cuja ocorrência se estende até as regiões do Volga. O carvalho-séssil (Quercus sessiliflora) foi um dos mais atingidos pela extração da madeira, excelente para marcenaria e construção.

Os carvalhos de folhas persistentes revelam-se bem adaptados ao clima mediterrâneo seco e quente e a outros semelhantes. O carvalho-verde ou azinheira (Q. ilex), de tronco curto e grosso, já formou extensas matas, em épocas remotas. O carvalho-sobreiro (Q. suber) é objeto de cultura florestal, especialmente no sul da Europa e no norte da África, para a extração de cortiça. A casca, a madeira e os frutos do carvalho são ricos em tanino, substância utilizada para curtir o couro.


Postagem Anterior Próxima Postagem