Centeio (Secale cereale)

Centeio (Secale cereale

Centeio (Secale cereale)

Centeio (Secale cereale) é uma planta de ciclo anual da família das gramíneas, que inclui diversos  outros cereais. Seu aspecto é semelhante ao do trigo, embora o talo seja mais fino e comprido, e as espigas, flexíveis e com finos prolongamentos, sejam de coloração mais clara. O grão do centeio, coberto por uma casca fina, é também mais comprido e menos dourado do que o do trigo.

Depois do trigo, o centeio é o cereal mais utilizado na fabricação do pão. Da mesma forma que a cevada, é empregado também no preparo de bebidas alcoólicas como o uísque e a genebra.

A planta, cultivada desde a idade do bronze, é originária da Anatólia, e suporta climas rigorosos, como os do norte da Europa, Rússia, Canadá, e áreas montanhosas de até dois mil metros de altitude. Desenvolve-se bem em terrenos pedregosos e arenosos, pobres em cal e ligeiramente ácidos. Pode ser semeado no outono ou na primavera; nesse último caso, as plantas chegam a até dois metros de altura. A Rússia é o maior produtor de centeio, com um terço da produção mundial, seguida pela Polônia e pela Alemanha.

Emprega-se o centeio como forragem para o gado, como farinha para panificação e na fabricação de bebidas alcoólicas. A palha se usa para fazer papel. Nas espigas costuma crescer um fungo parasita em forma de chifre, o esporão do centeio, do qual se extrai a ergotina, utilizada na indústria farmacêutica como abortivo e anti-hemorrágico. A partir dessa substância se sintetiza também a dietilamida do ácido lisérgico (LSD), droga de poderoso efeito alucinógeno.


Postagem Anterior Próxima Postagem