Cipreste (Cupressus sempervirens)

Cipreste (Cupressus sempervirens)

Cipreste (Cupressus sempervirens)

Cipreste é uma árvore da classe das coníferas, a maior parte das quais pertence à família das cupressáreas. Geralmente têm forma piramidal e porte elevado, que pode ultrapassar trinta metros. Ao contrário de outras coníferas, suas folhas não são aciculares (com aspecto de agulhas), mas se assemelham a escamas, imbricadas entre si em grande número. Os cones ou pinhas em que se agrupam os órgãos reprodutores são esféricos, com escamas planas.

A madeira do cipreste, árvore longeva que pode alcançar grandes dimensões, foi utilizada desde o tempo dos faraós. Gregos e romanos também mostraram predileção por essa árvore, que cultivaram em profusão como espécie ornamental.

O cipreste europeu (Cupressus sempervirens), também chamado cipreste italiano ou simplesmente cipreste, originário da Grécia e de regiões da Ásia, é cultivado no Brasil, especialmente em cemitérios. A maior espécie do gênero (C. lawsoniana), originária da costa norte-americana do Pacífico, alcança 65m e fornece ótima madeira, quase branca. Sua variedade nana-glauca, arbustiva, se presta a cercas vivas de bela coloração glauco-metálica.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem