Toranja (Citrus paradisi)

Toranja (Citrus paradisi)

Toranja (Citrus paradisi)
Toranja, ou grapefruit (Citrus paradisi), é um fruto cítrico, de intensa cor amarela, com aproximadamente o dobro do tamanho da laranja. Sua polpa, amarelada, suculenta e de sabor muito ácido, pode apresentar tons vermelhos ou rosados. A toranjeira, árvore semelhante à laranjeira, pertence à família das rutáceas e na fase adulta alcança de quatro a seis metros de altura. Possui tronco vigoroso e apresenta densa copa, com folhas escuras e brilhantes. As flores, grandes e brancas, com pétalas similares às da flor da laranjeira, crescem solitárias, ou em cachos nas axilas das folhas.

Originária provavelmente da Jamaica, como híbrido da espécie nativa Citrus grandi, a toranja apresenta teor de vitamina C superior ao de outras frutas cítricas, todas ricas nesse nutriente.

As toranjeiras dão frutos de melhor qualidade em solos arenosos e requerem tratamentos de fertilização. Alcançam a fase adulta aos cinco ou seis anos e produzem em média 600kg de frutos por ano. Os principais países produtores de toranja e de alguns híbridos de toranja com tangerina são Estados Unidos, Brasil, Israel e África do Sul.

Toranja (Citrus paradisi)

Postagem Anterior Próxima Postagem