Trevo (Trifolium hybridum)

Trevo (Trifolium hybridum)

Trevo (Trifolium hybridum)

Planta herbácea da família das leguminosas papilionáceas, o trevo pertence ao gênero Trifolium, de que há três espécies perenes, procedentes da Europa e da Ásia, muito cultivadas no Brasil como forrageiras, sobretudo entre Minas Gerais e os estados do Sul. O trevo-sueco ou trevo-híbrido (Trifolium hybridum), de trinta a cinqüenta centímetros de altura, flores a princípio esbranquiçadas e depois róseas, é em geral colhido para alimentar gado estabulado. Já o trevo-branco ou trevo-rasteiro (T. repens), de dez a quarenta centímetros de altura, flores brancas ou róseas, resiste ao pisoteio dos bovinos e é plantado, como um capim, na formação de pastos. O trevo-vermelho ou trevo-roxo (T. pratense), de flores purpúreas, raramente esbranquiçadas, cresce em touceiras de trinta a sessenta centímetros de altura e é o mais utilizado na melhoria de solos.

Com valor nutritivo comparável ao da alfafa, o trevo é de fácil digestão e contém proteínas necessárias a animais em crescimento e a vacas leiteiras, sendo por isso comumente usado como ração. Usam-no também como adubação verde, já que outra de suas peculiaridades é enriquecer em nitrogênio os solos.

O nome trevo, quase sempre em nomes compostos, aplica-se a muitas outras ervas de aparência análoga, por terem folhas compostas por três folíolos ou mais. Nenhuma é tão conhecida quanto o trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia), da família das marsiliáceas, considerada tradicionalmente como  portadora de felicidade ou boa sorte.

Postagem Anterior Próxima Postagem