Ébano (Diospyros melanoxylon)

Ébano (Diospyros melanoxylon)

Ébano (Diospyros melanoxylon)
O ébano procede de várias espécies de árvores da família das ebenáceas, gênero Diospyros. A mais conhecida e procurada é a Diospyros ebenum, da Índia e Sri Lanka, que se distingue pela largura de seu tronco e pela casca escura. A madeira nobre é constituída somente pelo cerne, do qual pode-se obter toros de trinta centímetros a um metro de diâmetro. No leste da Índia a espécie mais comum é o ébano de Coromandel, Diospyros melanoxylon. A variedade indiana D. montana fornece uma madeira cinza-amarelada, macia mas resistente. A espécie D. quaesita, de Sri Lanka, fornece o ébano rajado, que por sua dureza, fina granulação e cor castanho-avermelhada presta-se admiravelmente ao folheado e à utilização em marcenaria.

Graças a sua cor, durabilidade, dureza e capacidade de receber fino polimento, o ébano é usado na fabricação de móveis de luxo, teclados de piano, incrustações e peças torneadas.

A marcenaria do ébano, que requer técnicas próprias para serem obtidos os efeitos especiais de brilho e nobreza da madeira, foi introduzida na Europa no século XVII.

Ébano (Diospyros melanoxylon)
Ébano (Diospyros melanoxylon)

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem