Erva-Doce (Pimpinella anisum)

Erva-Doce (Pimpinella anisum)

Erva-Doce (Pimpinella anisum)

A erva-doce (Pimpinella anisum), também chamada anis, é uma planta anual da família das umbelíferas, a que pertencem também o aipo, a cenoura e o cominho. Atinge sessenta centímetros de altura e apresenta folhas finas e divididas e flores branco-amareladas de tamanho reduzido, que formam grupos, ou inflorescências, nos quais os pequenos caules de cada flor convergem para o mesmo ponto do caule central. Tais inflorescências denominam-se umbelas e dão nome à família. Os frutos, pequenos e de cor parda, contêm uma essência de odor penetrante e característico, muito utilizados para aromatizar bebidas e alimentos. Graças a suas propriedades digestivas, diuréticas e expectorantes, têm também aplicações farmacológicas.

Uma das plantas de frutos aromáticos mais conhecidos é a erva-doce. A essência que dela se extrai apresenta sabor e cheiro inconfundíveis, que caracterizam os múltiplos produtos - licores, doces, perfumes - de cuja composição participa.

A erva-doce, originária da zona mediterrânea, é planta de clima temperado ou frio. Quando cresce em solos excessivamente úmidos e compactos, os frutos perdem a aromaticidade. Propaga-se por semente, que se planta na primavera e se colhe no final do verão. A essência, cujo principal constituinte é o anetol, se extrai por arrastamento com vapor dos frutos maduros e secos.
Postagem Anterior Próxima Postagem