Ervilha (Pisum sativum)

Ervilha (Pisum sativum)

Ervilha (Pisum sativum)Planta trepadeira herbácea, a ervilha (Pisum sativum) pertence à família das leguminosas e compreende mais de 200 variedades. Originária do Oriente Médio, desenvolve-se melhor em clima frio e requer adubo em abundância. Os caules medem de 25cm a dois metros. As folhas são compostas, isto é, constituídas por diversos folíolos, e terminam em gavinhas, filamentos com os quais aderem aos suportes que lhes servem de apoio. As flores apresentam grande variedade de cores, do branco ao púrpura, e, uma vez fecundadas, dão lugar a frutos em vagem semelhante à do feijão, em cujo interior se encontram de 4 a 12 sementes, lisas ou rugosas. Estas, de sabor agradável, podem ser consumidas frescas, secas ou em conserva. Do ponto de vista culinário, as variedades dividem-se em ervilhas de descascar e ervilhas de vagem comestível.

Apreciada na culinária francesa, a ervilha foi utilizada também nas primeiras experiências genéticas, por meio das quais Mendel descobriu o princípio da hereditariedade.

Da mesma família é a ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus), planta anual trepadeira cuja flor, na espécie silvestre, é azul-violáceo. Nas variedades híbridas, obtidas a partir da espécie silvestre, as flores são muito perfumadas e coloridas em tons de branco, azul, púrpura e vermelho.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem