Floricultura | Obtenção e Espécies Florais

Floricultura | Obtenção e Espécies Florais

Floricultura | Obtenção e Espécies Florais
Floricultura é o ramo da agricultura dedicado ao cultivo das plantas úteis pelas flores que produzem, usadas para ornamentar parques e jardins ou destinadas ao corte para confecção de buquês e arranjos florais. Nesse setor da jardinagem incluem-se também espécies apreciadas pela beleza de algumas de suas folhas modificadas, semelhantes a flores, como a folha-de-sangue ou bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), de grandes brácteas vermelhas, e as várias espécies do gênero Anthurium.

A atração que suas formas delicadas, texturas, colorido e perfume exercem sobre o ser humano fez das flores material de adorno de casas e templos, objeto de presentes requintados e de reverência aos mortos. Especialmente cultivadas para esses fins, muitas espécies floríferas foram aprimoradas para aumentar a beleza, durabilidade e resistência de suas flores.

As flores são usadas para presentear desde a antiguidade, como forma de manifestar amor e amizade. Seu cultivo tornou-se tão difundido que atualmente a floricultura transformou-se numa atividade altamente lucrativa em algumas regiões.

Obtenção e espécies florais
As plantas mais frequentemente cultivadas com fins comerciais são as que se destacam pelo tamanho de suas flores e por suas qualidades estéticas. Quando as flores se destinam a arranjos ou buquês, a durabilidade também é valorizada. Há técnicas que contribuem para aumentar a durabilidade das flores, que devem ser cortadas na primeira hora da manhã ou ao entardecer, quando a umidade do ar é maior, e colocadas em lugar fresco num recipiente com água. O corte deve ser preciso e preferivelmente no sentido oblíquo (em bisel), a fim de aumentar a superfície de absorção da água pelo talo.

O número de plantas utilizadas na floricultura é muito elevado e sua procedência bastante variada. Algumas delas deram origem, por meio de cruzamentos e melhoramentos, a inúmeras variedades de flores, como no caso das rosas e dálias. Classificadas de acordo com o ciclo de vida (tempo que levam para gerar sementes, florescer e morrer), as plantas floríferas podem ser: anuais, cujo ciclo de vida dura um ano, como a calêndula, a centáurea, a petúnia, a zínia, a capuchinha e a dália; as bienais, que têm ciclo vital de cerca de dois anos, como o malvavisco, os alelis e os amores-perfeitos; e as perenes, que duram vários anos, como as rosas, os crisântemos e os cravos. As plantas que são bienais em clima frio podem ser anuais em clima temperado.

Algumas flores de cultivo nascem de plantas bulbíferas, ou seja, que possuem órgãos subterrâneos de reserva, em forma de bulbos ou estruturas de outro tipo, dos quais brotam. Entre essas encontram-se as tulipas, os jacintos, as íris e os narcisos. Outras plantas são típicas de ambientes aquáticos, como as ninfeáceas (vitória-régia) e algumas aráceas (copo-de-leite), ou são epífitas, como as orquidáceas.

FloriculturaModalidades e formas de cultivo
O cultivo e a exploração devem ser intensivos na floricultura. A atividade requer pessoal especializado, grandes investimentos de capital e técnicas específicas. Geralmente utilizam-se instalações especiais, tanto para atender às exigências climáticas, como para estender o período de floração e manter os níveis de produção de flores mesmo fora da temporada. Para isso constroem-se grandes estufas dotadas de todos os recursos necessários para manter as condições adequadas de umidade, temperatura, iluminação, ventilação etc.

Há ainda outros fatores importantes para esse cultivo, como o solo, cuja capacidade de drenagem deve ser adequada para que não ocorram obstruções ou encharcamentos e seja mantido um ótimo grau de acidez, além de composição química e textura apropriadas. Também é importante manter sob controle o teor de nutrientes, em forma de adubos e fertilizantes, e realizar corretamente o controle fitossanitário, para evitar a propagação de pragas, vírus e fungos.

Atualmente, graças sobretudo à grande popularidade alcançada pela jardinagem e, em especial, pela floricultura, existem centros comerciais muito bem providos, nos quais o floricultor pode encontrar os mais variados acessórios para exercer a atividade. São também comuns as cooperativas que comercializam o produto dos floricultores e as exposições de flores. As cidades de Gand, na Bélgica, e Amsterdam, nos na Holanda (Países Baixos), realizam grandes eventos do gênero. Entre os países tradicionalmente dedicados ao cultivo de flores estão Bélgica, Holanda, França, Espanha, Dinamarca e Japão. No Brasil, a cidade de Holambra (SP) é o centro floricultor mais importante.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem