Gladíolo (gladiolus sp)

Gladíolo (gladiolus sp)

Gladíolo (gladiolus sp)

Gladíolo (gladiolus sp), também chamado palma-de-santa-rita, é uma planta da família das iridáceas, gênero Gladiolus, de porte entre trinta centímetros e 1,5m, dotada de folhas em forma de espada. As flores, de cor branca, vermelha, rosa, salmão ou lilás, se dispõem como numa espiga e duram de oito a dez dias.

Planta de jardim e flor de corte originária da África do Sul, o gladíolo produz inflorescências de várias cores, muito ornamentais. As várias espécies forneceram, por hibridação, centenas de variedades.

Cultivados em solo levemente arenoso e a pleno sol, os gladíolos florescerão mais se replantados a cada ano. Plantados de maio a agosto, com escalonamento de sete a dez dias, darão flores de julho a novembro ininterruptamente. A adubação mensal deve ser interrompida ao surgirem os cachos e reiniciada após o corte, que deve ocorrer ao se abrirem as primeiras flores. Seis semanas depois, os cormos devem ser desenterrados, deixados a secar por mais 21 dias e pulverizados com inseticida-fungicida. Assim estarão aptos para o estoque, durante o inverno, e o replantio no período seguinte.

Postagem Anterior Próxima Postagem