Goiabeira (Psidium guajava)

Goiabeira (Psidium guajava)

Goiabeira (Psidium guajava)

Goiaba é o fruto de uma pequena árvore de flores alvas e perfumadas, a goiabeira (Psidium guajava), da família das mirtáceas. Originária da América tropical, prolifera com facilidade nos terrenos em abandono e em pastagens e capinzais. É cultivada no Brasil e em outros países sul-americanos, bem como nas Antilhas e nas partes mais quentes dos Estados Unidos, como Flórida e Califórnia. A goiabeira pode chegar a seis metros de altura. As folhas, opostas, têm forma elipsoidal e bordas lisas.

Fruta tropical das mais apreciadas, a goiaba é consumida também em compota ou em doce de massa, a goiabada, tradicional sobremesa brasileira que, acompanhada de queijo ou requeijão recebe em algumas regiões o nome popular de "romeu-e-julieta".

Os frutos são arredondados ou piriformes, de colorido verdoso ou amarelado, muito aromáticos, com sementes achatadas, duras e numerosas no interior da polpa adocicada. Ricos em vitaminas A, B e C, contêm açúcar e pectina. Internamente, podem ter cor vermelha, amarela ou creme. Além das muitas variedades da goiaba comum, consomem-se também os frutos de outras espécies, como os da P. cattleianum, que são menores, avermelhados e mais duros. No Brasil, as principais regiões produtoras de goiaba são os municípios de Pesqueira PE e Campos dos Goitacases RJ.

Postagem Anterior Próxima Postagem