Guabiroba | Campomanesia reticulata

Guabiroba | Campomanesia reticulata

Guabiroba | Campomanesia reticulata
Árvore ou arbusto da família das mirtáceas, que vegeta em várias partes do Brasil, a guabiroba, gabiroba ou guabirobeira dá pequenas frutas comestíveis. Crescem espontaneamente em Minas Gerais as espécies Campomanesia corymbosa, Campomanesia rufa, Campomanesia desertorum e Campomanesia obversa. A Campomanesia reticulata, também chamada uvalha, tem frutas saborosas e é nativa de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Mais conhecida por suas frutinhas, a guabiroba fornece excelente madeira, ideal para peças de resistência, e a casca tem propriedades medicinais.

A chamada guabiroba-de-minas (Campomanesia fenzliana), árvore cujas frutas lembram a goiaba e são comidas cruas ou em geléia, ocorre nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste último também se encontra a C. transalpina, que se distingue das demais por dar frutas de sabor muito especial.

A guabiroba-branca ou guabiroba-lisa (Campomanesia coerulea), arbustiva, cresce em São Paulo e Minas Gerais. A guabiroba-de-cachorro ou guabiroba-do-campo (Abbevillea guabiroba) estende-se por uma área que vai de Pernambuco ao interior de São Paulo. A guabirobinha (Myrtus mucronata) é um subarbusto espontâneo do litoral e regiões ribeirinhas do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
Postagem Anterior Próxima Postagem