Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

Jabuticaba é o fruto da jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), árvore de porte médio, esgalhada, de crescimento lento, da família das mirtáceas, a mesma da pitanga, da grumixama e da uvaia. Suas pequenas flores brancas e os frutos roxo-escuros, quase pretos, de polpa branca, doce e saborosa, nascem grudados no tronco e sobre os galhos, conferindo-lhe bela e original aparência. Em geral, a frutificação ocorre uma vez por ano, sendo as jabuticabas colhidas a partir de outubro ou novembro. A produção de um pé bem formado, que se estende por trinta a cinqüenta anos, chega a oitenta caixas de quarenta litros por safra. A jabuticaba, além de consumida ao natural, serve como matéria-prima para o fabrico de vinhos, licores e geléias.

Nativa do Brasil, a jabuticaba se adapta a um amplo espectro climático e nasce espontaneamente em quase todo o país. Prefere, no entanto, as temperaturas médias do Sudeste e é mais comum em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O chá de suas cascas já foi usado em medicina caseira para o tratamento de anginas, disenterias e erisipela. Há diversas variedades de jabuticabeira em cultivo, como a sabará, a paulista e a branca. Todas requerem solo com bom teor de umidade e rico em matérias naturais decompostas.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem