Íris | I. laevigata

Íris | I. laevigata

Íris | I. laevigataTodas as variedades da íris têm em comum as folhas em forma de espada e a estrutura da flor, com três tépalas eretas, chamadas também estandartes, e três tépalas pendentes na base.

 Íris é o nome vulgar de mais de 200 espécies selvagens e milhares de híbridos da família das iridáceas, à qual pertence também a palma-de-santa-rita ou gladíolo. Conhecida como lírio-de-espanha, a Iris hispanica dá flores cor de violeta na espécie-tipo, mas pelo cultivo elas já se apresentam azuis, em várias tonalidades de amarelo ou brancas. Certas variedades são levemente estriadas, marmorizadas e acetinadas. O lírio-de-jardim (I. laevigata), magnífica planta ornamental comum no Brasil, tem variedades com flores semidobradas. O nome lírio-roxo designa inúmeras variedades de I. biflora e da I. germanica, também chamada flor-de-lis ou jacinto-preto. Nesta, os segmentos pendentes são ornados, na face interna, desde o meio até a base, com uma crista amarela que contrasta com o violeta ou o branco.

As íris, que medem de sete centímetros a um metro, preferem solo úmido e luz direta do Sol. O plantio se faz do verão ao outono, dispondo-se os rizomas na superfície do solo, deixando entre eles a distância de meio metro.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem